domingo, 15 de fevereiro de 2015

Mundos equestre e taurino em estado de choque com a trágica morte de Francisco Seabra

Francisco Seabra era um dos maiores nomes do hipismo na actualidade
Francisco Seabra (foto destacada à esquerda, em baixo) numa foto de grupo com
os Amadores de Santarém, grupo que integrou quando era cabo Gonçalo da Cunha
Ferreira. O grupo recorda-o hoje no seu site oficial como "forcado de enorme
disponibilidade e valentia, de uma simpatia e boa disposição irradiantes"
,
que "marcou para sempre todos os que com ele se cruzaram"



O mundo equestre e o mundo da tauromaquia em estado de choque com a morte, ontem, durante uma prova de saltos em Utrera (Sevilha, Espanha) do cavaleiro português Francisco Seabra, de 30 anos, que integrou em tempos o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
O acidente ocorreu perto das 12h15 locais (mais uma hora que em Portugal) quando Seabra abordava o obstáculo 10C da pista. O cavalo "Aferzysta", de 12 anos e origem polaca, terá tropeçado e provocado a queda do cavaleiro, dando depois "uma volta no ar e caindo-lhe em cima", segundo o relato do jornal espanhol "ABC".
Francisco Seabra foi socorrido no local por um médico que estava presente e também pela equipa de paramédicos que prestava apoio à prova no centro hípico "Rancho Alegre Eventing Tour", em Utrera, onde decorria este fim-de-semana o Concurso Completo, mas todos os esforços para o reanimar, ao longo de 45 minutos, foram inúteis, confirmando-se o óbito no local do acidente. Um helicóptero chegou mesmo a aterrar no recinto da prova com o objectivo de o transportar para o Hospital Virgen del Rocío, mas Francisco Seabra faleceu no local, vítima de lesões irreversíveis causadas pelo próprio cavalo, que lhe caíu em cima.
Francisco Seabra, cavaleiro profissional e um dos maiores nomes do hipismo na actualidade, participara já em inúmeras provas internacionais e era natural de Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo. Oriundo de uma família que cria cavalos há mais de 100 anos, tem seis irmãos, um dos quais, Duarte Seabra, também é cavaleiro.
Integrou o Grupo de Forcados Amadores de Santarém (foto da esquerda) no tempo em que este era comandado por Gonçalo da Cunha Ferreira. No seu site oficil, o GFA Santarém recorda-o hoje como "forcado de enorme disponibilidade e valentia" e que "tinha pelo Grupo de Santarém uma devoção quase insuperável".
"De uma simpatia e boa disposição irradiantes, marcou para sempre todos os que com ele se cruzaram. Um Amigo que nunca será esquecido", lê-se no site dos Amadores de Santarém.
O corpo de Francisco Seabra deverá ser autopsiado em Sevilha já no início da semana (provavelmente amanhã), só depois se devendo realizar em Portugal as cerimónias fúnebres.
A toda a ilustre Família enlutada e ao GFA Santarém, apresentamos as mais sentidas condolências.

Fotos D.R.