quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Temporada fantástica" no Campo Pequeno

A mesa: Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira. Faltou o administrador
João Gonçalves, retido em casa, a contas com uma gripe
Casa cheia e muitas figuras do toureio, ontem, na conferência de imprensa
Fernando Pessoa (o "Senhor Alfoz") com a administradora do Campo Pequeno,
Drª Paula Resende, Ana de Alvarenga e Gonçalo d'Ornellas e Vasconcellos
João Ribeiro Telles e Tina Mestre Batista, a viúva do saudoso cavaleiro, com o
seu actual marido, ontem no Campo Pequeno
As figuras da fantástica temporada marcaram presença em peso ontem no acto
de apresentação dos primeiros oito cartéis do Campo Pequeno
Os três cavaleiros e o ganadero do cartel de abertura da temporada, a 9 de Abril:
Rui Fernandes, Diego Ventura, Joaquim Alves (Pinto Barreiros) e João Moura Jr.
Ana e Miguel Alvarenga com o Maestro Joaquim Bastinhas



O Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, vaticina para 2015 uma "temporada sensacional" na primeira praça do país, "pela aposta de qualidade de nível superior na confecção dos cartéis" que ontem, ao final da tarde, apresentou à comunicação social.
A temporada do Campo Pequeno, que constará de 12 corridas de toiros e uma novilhada, ficará marcada pelo regresso ao Campo Pequeno do matador de toiros espanhol Julián Lopez "El Juli", máxima figura mundial do toureio, pela estreia, como matador do espanhol Juan del Álamo (que toureou e triunfou em Lisboa como novilheiro há uns anos) e pelo regresso, em duas corridas cada, dos rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura. Os dois maiores nomes do rejoneio mundial, bem como João Moura Júnior e João Ribeiro Telles (que em 2014 não actuara em Lisboa) são os únicos toureiros que "bisam" nesta primeira metade da temporada, ou seja, que estão colocados, cada um, em dois dos primeiros oito cartéis que ontem foram oficialmente divulgados.
"A vinda ao Campo Pequeno destas figuras mundiais do toureio, representa um enorme esforço financeiro para a empresa, o qual esperamos tenha o melhor acolhimento dos aficionados", afirmou Rui Bento, a propósito de Pablo e de Ventura.
Também as grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal estarão presentes, como sejam os Mouras, Ribeiro Telles, Bastinhas, Caetanos (João toureia na Corrida TV e o Maestro Paulo Caetano pode vir ao Campo Pequeno na segunda parte da temporada para assinalar os seus 35 anos de alternativa), os consagrados Salvador, Rouxinol e Sónia Matias, a par de jovens valores que, na temporada de 2014 ganharam um posto nos carteis de 2015, como é o caso de Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Moura Caetano e Duarte Pinto.
Rui Bento manifestou também o seu desejo de que este ano surjam mais dois matadores de toiros portugueses, referindo os casos dos novilheiros Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura, para que possam ser anunciados na segunda parte do abono.
No capítulo dos forcados, os principais grupos portugueses estarão presentes na temporada de Lisboa a qual manterá o Concurso de Pegas, agendado para 16 de Julho.
Quanto a ganadarias, Rui Bento sublinhou que 2015 será uma temporada maioritariamente "torista" e recordou os nomes das que já estão contratadas: Pinto Barreiros, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, a par das de Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe e Canas Vigouroux, bem como a de Varela Crujo.         
A temporada que se inicia a 9 de Abril, ficará marcada, entre outros factos pela Homenagem Nacional ao cavaleiros José Mestre Baptista (foto ao lado), a 9 de Julho, ao matador de toiros Mário Coelho, pelos seus 60 anos de toureio, e ao grupo de Forcados Amadores de Santarém, a 23 de Julho, pela passagem do centenário da sua fundação.
"Vão ser três momentos de grande significado, pelo que cada um dos artistas a homenagear representa para a tauromaquia portuguesa, pelo que foram e pelo exemplo que nos legaram", disse Rui Bento.
Também os jovens valores, designadamente os alunos das escolas toureio, nacionais e particularmente da Academia de Toureio do Campo Pequeno (que ontem fizeram uma exibição de toureio ao longo da conferência de imprensa), terão a sua oportunidade na primeira praça do país.
As datas do abono são, como já é do conhecimento público: 9 de Abril, 14 de Maio, 4 e 18 de Junho, 2, 9, 16 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada) e 1 de Outubro (Corrida de Gala à Antiga Portuguesa e encerramento do Abono).

Não perca, hoje, aqui no "Farpas": a análise de Miguel Alvarenga aos primeiros elencos da temporada do Campo Pequeno; a triste intervenção de Pedrito de Portugal ontem, durante a apresentação dos cartéis; os porquês das ausências nesta primeira parte do fantástico Abono lisboeta, referidas por Rui Bento, de Vítor Ribeiro, João Maria Branco, Jacobo Botero e Salgueiro da Costa; e todas as novidades que ontem não foram divulgadas e de que o "Farpas" já tem conhecimento - em suma, um dia em cheio para acompanhar aqui no "Farpas"! Mantenha-se desse lado! Estamos aqui para lhe contar tudo nas próximas horas!

 Fotos Maria João Mil-Homens e D.R.