sexta-feira, 6 de março de 2015

"Farpas" confirmado: praça de Estremoz entregue à A.T.E., que a "entrega", por sua vez, a Bolota



O "Farpas" confirmado (íssimo!): a Câmara Municipal de Estremoz deliberou na reunião de anteontem a entrega da gestão da sua praça de toiros à Associação Tauromáquica de Estremoz (OPE-ATE) que, por sua vez, passará à empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota o testemunho de organizar as corridas em 2015, a primeira das quais no dia 2 de Maio, integrada na Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz (FIAPE).
A entrega da praça à A.T.E., depois de a empresa do Campo Pequeno ter abdicado de continuar à frente da gestão, foi aprovada em reunião da autarquia por maioria, com quatro votos a favor do presidente Luis Mourinha e dos vereadores Francisco Ramos, Márcia Oliveira e Rita Laranjo e com dois votos contra dos vereadores José Sádio e Sérgio Cóias.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia estremocense afirmou que "qualquer empresário pode fazer corridas de toiros na praça de Estremoz, desde que haja data disponível e a associação aceite as condições propostas", acrescentando que "a praça este ano não vai ser gerida por nenhuma empresa ou empresário" - apesar de se saber antecipadamente que será o empresário João Pedro Bolota a fazê-lo.
Uma vez mais, a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (logotipo ao lado) foi excluída deste processo pelo presidente Luis Mourinha. Na sua página da rede social "Facebook", o presidente da mesma, Marco Pernas, comentou: "Numa cidade onde existem duas associações taurinas, a que presido e outra, a que presido tem trabalho feito e de conhecimento; a outra, até agora, ninguém nada fez pela terra em benefício geral. Para espanto dos estremocenses, foi-lhe entregue a gestão da praça de toiros local. Deste processo, nada mais vou dizer".
A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, afirma o seu presidente, "continua de cabeça erguida" e anuncia "um grande evento" para o mês de Abril, que em breve será anunciado.

Foto M. Alvarenga