quinta-feira, 12 de março de 2015

Quarteto de jovens forcados organiza super-corrida no dia 1 de Maio em Montemor

Montemor vai ser praça cheia no dia 1 de Maio! Cartel de luxo com João Moura Jr.,
João Ribeiro Telles e Salgueiro da Costa e os Forcados de Santarém e de Montemor
a disputar a "Barra d'Oiro", com toiros de Verdade da ganadaria Veiga Teixeira
Francisco Mira, Miguel e Ana de Alvarenga e dois dos jovens integrandes do
dinâmico quarteto que organiza a corrida de Montemor, João Cabral e Frederico
Caldeira, ontem na "Charcutaria" do Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa
A "Charcutaria" de Francisco Mira no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa,
é um verdadeiro e convidativo santuário do bom petisco na capital. Na foto de
baixo, um dos imponentes exemplares da ganadaria Veiga Teixeira para a corrida
de 1 de Maio na praça de Montemor-o-Novo


Miguel Alvarenga - Recuperar e relançar no calendário taurino nacional a outrora tradicional corrida de Maio na praça de Montemor-o-Novo foi o espírito que norteou quatro jovens forcados do Grupo de Montemor - João Cabral, João Braga, Frederico Caldeira e João Caldeira - para lançarem mãos à obra e porem de pé o cartel de alta competição que na tarde do próximo dia 1 de Maio (sexta-feira, feriado nacional) certamente atrairá a afición à carismática praça da cidade alentejana.
"Começou com uma brincadeira, uma conversa de amigos... e deu no que deu", conta Frederico Caldeira, que ontem falou ao "Farpas", juntamente com João Cabral, num animado e agradável fim-de-tarde, à mesa e em volta de um bom petisco na "Charcutaria" do Mercado de Campo de Ourique (Lisboa), de Francisco Mira (outro valente antigo forcado dos Amadores de Montemor), que aproveitou a oportunidade para nos anunciar que muito em breve vai também gerir um dos quiosques da Avenida da Liberdade.
"Não queremos ser empresários, nem vamos provavelmente organizar mais corrida nenhuma. Se esta correr bem, podemos, quanto muito, voltar a fazê-la no próximo ano", explica João Cabral. E acrescenta:
"Como o Paulo Vacas de Carvalho e o Simão Comenda não tencionavam levar a cabo a corrida de Maio em Montemor, fomos falar com eles e apresentámos o nosso projecto, que acolheram de imediato, dando-nos todo o seu apoio logístico".
"Para fazer uma corrida em Maio em Montemor, tínhamos que apostar num cartel forte e que marcasse a diferença. Vão estar em praça dois dos mais destacados cavaleiros da nova vaga, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e o praticante João Salgueiro da Costa, que pode ter aqui a grande oportunidade de se relançar de vez e assegurar a sua muito esperada alternativa", refere Frederico Caldeira. E diz mais:
"Recuperamos também a antiga tradição do troféu 'Barra d'Oiro' a atribuir ao melhor grupo de forcados em praça, que será disputado pelos Amadores de Santarém, a quem vamos prestar homenagem pelo seu centenário, e pelos Amadores de Montemor, dois grupos que sempre competiram e cuja rivalidade constitui um verdadeiro 'derby' no mundo da tauromaquia".
E como se todos estes ingredientes não bastassem, os quatro jovens organizadores da corrida de 1 de Maio em Montemor trataram de assegurar a garantia de toiros de Verdade para a competição entre cavaleiros e forcados. Será lidado nessa tarde um imponente curro da afamada ganadaria Veiga Teixeira.
"É um cartel de luxo, de alta competição e é um cartel caro para a pequena lotação da praça de Montemor. Não esperamos enriquecer, obviamente, mas pretendemos acima de tudo dar um contributo importante para que esta data seja recuperada", frisa João Cabral, acrescentando:
"Esperemos que o tempo nos ajude, que faça sol e que seja uma boa tarde de toiros. Dia 1 de Maio é feriado, é sexta-feira, proporciona um fim-de-semana prolongado, mas apostámos na qualidade e esperamos que as pessoas vão à corrida a Montemor e só depois rumem ao Algarve ou a outras paragens para aproveitar esses dias".
A corrida vai ser oficialmente apresentada em breve, em data anunciar, com a presença de todos os intervenientes, na herdade da ganadaria Veiga Teixeira, em Coruche. E no dia da corrida haverá um beberete antes e uma festa depois.
"Queremos envolver a corrida num conjunto de outros eventos e por isso vai haver um beberete antes e uma festa depois, à semelhança do que fazia o Carlos Pegado depois das corridas em Évora", explica Frederico Caldeira.
Dia 1 de Maio, temos todos encontro marcado em Montemor-o-Novo. A corrida inicia-se às 17 horas e o dia vai ficar marcado por um verdadeiro hino de juventude ao engrandecimento da arte tauromáquica. Estes quatro jovens empreendedores merecem todo o nosso apoio - e o "Farpas" está ao lado deles!

Fotos D.R.