quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Forcado António Gouveia morreu há 24 anos na Monumental de Angra do Heroísmo


O forcado António Gouveia (foto) morreu há 24 anos em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), no dia em que comemorava o seu 25º aniversário natalício.
Natural de Alcácer do Sal, onde nascera a 4 de Agosto de 1966 (faria hoje precisamente 49 anos), filho do maioral da ganadaria Branco Núncio, António Gouveia iniciou-se aos 19 anos no Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, que era ao tempo chefiado por Francisco Costa Montezo, transitando depois para os Amadores do Montijo.
Integrado neste grupo, na época comandado por José Luis Figueiredo, Gouveia participava numa digressão de duas corridas à Ilha Terceira nesse fatídico Agosto de 1991. No dia 3 pegara um toiro da ganadaria de Paulo Caetano, lidado pelo próprio, com grande sucesso. A 4 de Agosto, lesionou-se gravemente ao pegar um toiro de Gaspar Baldaya, com ferro Rego Botelho e que pesava 500 quilos e acabara de ser lidado pelo cavaleiro João Carlos Pamplona.
António Gouveia foi transportado ao Hospital de S. Miguel, onde acabaria por falecer poucas horas depois de ali dar entrada, vítima de traumatismo craniano, fractura da coluna e diversas lesões internas resultantes da brutal colhida.
Recordamo-lo com saudade e prestamos-lhe homenagem, 24 anos depois da tragédia nos Açores.

Foto D.R./Arquivo "Farpas"