quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ilha Terceira: crítico açoreano tece rasgados elogios a actuação de Manuel Telles Bastos


Bruno Bettencourt, conceituado cronista taurino terceirense, tece os mais rasgados elogios à actuação do cavaleiro Manuel Ribeiro Telles Bastos, o clássico da nova vaga, na corrida que segunda-feira passada se efectuou na Monumental de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), integrada nas Festas da Praia da Vitória. A viver uma grande temporada, de que jamais se esquecerá o memorável triunfo em Maio no Campo Pequeno, o cavaleiro da Torrinha, refere o crítico açoreano, "andou assertivo com o seu primeiro toiro (nº 368, 495 quilos), insistiu e obrigou-o a mexer-se. Uma boa lide que apenas foi beliscada pelos dois últimos ferros curtos, que resultaram mal".
No segundo toiro do seu lote, que como os restantes pertencia à ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, Manuel Telles Bastos "armou o taco":
"O triunfo havia de consumar-se frente ao último toiro (nº 380, 510 quilos). O toiro deu boa réplica e foi evoluindo ao longo da lide. A cravagem dos curtos fez esquecer a colocação traseira dos compridos. Cinco ferros curtos a dar vantagens, a pisar os terrenos e a esperar pela investida de forma bastante cingida. Uma grande lide onde a entrega e o valor vieram ao de cima. Para além da qualidades de lidador de Telles Bastos, continuam a encantar a assistência as suas qualidades de grande equitador".

Foto Samuel Fagundes