domingo, 16 de agosto de 2015

Ontem: êxitos notáveis no dia mais taurino da temporada

Apoteótico triunfo de João Moura Caetano na nocturna de ontem em Idanha-a-Nova
com o fantástico cavalo "Belmonte". O cavaleiro de Monforte soma e segue numa
temporada em que tem estado em grande destaque
Depois de ter sido consagrado grande triunfador da Feira da Ilha Graciosa, Filipe
Gonçalves
teve ontem memorável triunfo em Reguengos de Monsaraz, "indultando"
o último toiro de Murteira Grave e dando duas voltas à arena
O nosso Emílio de Jesus teve honras de grande plano na RTP na corrida que
anteontem foi televisionada de Abiul. Ontem acompanhou na Nazaré a reaparição
do Maestro João Moura, depois da colhida de 5ª feira em Albufeira. E esta tarde
estará em Monforte, na corrida comemorativa dos 15 anos da fundação dos
Forcados Amadores de Monforte. Nos próximos dias, todas as fotos aqui no
"Farpas"
"El Juanito" cortou ontem duas orelhas em Herrera del Duque (Espanha). Em baixo,
um momento da triunfal actuação de Francisco Cortes ontem em Nisa (Portalegre)

Realizaram-se ontem, 15 de Agosto, inúmeros espectáculos em diversas praças de Portugal e houve também a registar triunfos de toureiros lusos em Espanha e França. No dia mais taurino da temporada, por tradição, os aficionados não tiveram mãos a medir, dividindo-se por inúmeras praças e registando em todas elas agradáveis enchentes.
Na corrida que à tarde se efectou em Reguengos de Monsaraz, houve a registar um memorável triunfo do cavaleiro Filipe Gonçalves no último toiro da corrida, um Murteira Grave que pelas suas qualidade, foi "indultado" e regressou à Herdade da Galeana. Filipe Gonçalves deu duas voltas à arena numa tarde que ficou igualmente marcada por grandes êxitos da ganadaria Grave (o ganadeiro foi premiado com volta ao ruedo) e dos cavaleiros Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro, bem como dos forcados S. Manços e de Monsaraz. A praça estava cheia.
À noite, o Maestro João Moura reapareceu com grande destaque na Nazaré, depois da colhida de quinta-feira em Albufeira. A corrida registou três quartos de entrada e além do triunfo de Moura, houve a registar bons êxitos de Joaquim Bastinhas e Sónia Matias e da ganadaria Falé Filipe, tendo o ganadeiro sido premiado com volta à arena. Pegas duras dos grupos de Vila Franca e Aposento da Moita.
Também ontem à noite, triunfo apoteótico de João Moura Caetano e grande destaque para o fantástico cavalo "Belmonte" na corrida que registou uma entrada de três quartos na praça nortenha de Idanha-a-Nova. Um grande êxito, também, dos toiros de Paulo Caetano, que deram excelente jogo e valeram ao ganadeiro e cavaleiro uma aplaudida volta à arena. O cavaleiro praticante David Gomes protagonizou igualmente uma grande actuação no seu segundo toiro e o matador Paco Velásquez teve detalhes de muita arte nas duas exibições. Boas pegas dos forcados de Alcochete e de Alter do Chão.
Ainda ontem, em Nisa, há a realçar a seriedade dos toiros da ganadaria Fontembro, que pediram contas aos cavaleiros e não foram fáceis para os forcados. Triunfos de Rui Salvador, de Francisco Maldonado Cortes e de Paulo Jorge Santos e dos forcados de Portalegre, com duas pegas à primeira. Os do Ribatejo e de Arronches tiveram actuação menos brilhante face às dificuldades impostas por toiros de verdade. A praça registou uma entrada de três quartos também.
Em Herrera del Duque (Espanha), o novilheiro João Silva "El Juanito" cortou ontem duas orelhas e sagrou-se triunfador da feira, subindo mais um importante degrau na sua afirmação como toureiro de valor - e de futuro - no país vizinho, onde esta ano está a dar que falar.
Também a cavaleira Ana Batista alcançou ontem à noite um grande triunfo em França, na praça de Saint-Remy-de-Provence, onde actuaram também com sucesso a jovem cavaleira amadora Inês Carvalho e os forcados da Chamusca.
Destes espectáculos e de outros que ontem se efectuaram, apresentaremos detalhadas reportagens nos próximos dias.

Fotos Maria João Mil-Homens/Arquivo e D.R.