terça-feira, 4 de agosto de 2015

Rogério Jóia: o texto de homenagem a António Morgado lido em Nave de Haver

Rogério Jóia no domingo em Nave de Haver, quando lia o texto evocativo de
António Morgado que hoje aqui publicamos. Na foto de baixo, com Ângela
Morgado, filha do saudoso empresário e apoderado



O "Farpas" divulga, na íntegra, o texto de Rogério Jóia, director de corrida, com que este evocou no passado domingo, na praça de Nave de Haver, a memória de António Morgado (foto da direita), na corrida que ali se realizou em sua homenagem:


Ao António 
Morgado

Não é novidade para nenhum de nós, que o António Morgado, com toda a certeza, hoje no Céu, de onde certamente nos observa, foi um homem de grande caracter.
Homem simples, amigo do seu amigo, conciliador e justo, era conhecido por todos nós, por ser um homem de palavra e de honra. Como costumamos dizer, um homem à antiga.
Hoje em dia, valores como os referidos, mais concretamente, como o caracter, a palavra e a honra, estão cada vez mais em desuso.
Todos nós sabíamos que com o António Morgado, tal não acontecia.
Como ele sempre dizia, cada vez que nos cumprimentava e quando lhe perguntávamos como estava, ele invariavelmente respondia: "Estamos vivos".
Vivos, mas sempre seguindo na vida, a sua linha de rectidão e de seriedade.
Era esta a realidade do António Morgado. E cada vez mais, homens como este, que lavam a honra, com sangue suor e lágrimas, têm dificuldades em viver num mundo como o nosso, em que estes valores vão caindo no desuso e no esquecimento.
O António Morgado, era o completo e absoluto oposto do esquecimento, da leviandade e da desonestidade.
Para todos nós, era e é um exemplo. Sabíamos cada vez que chegávamos a uma organização dele - António Morgado - que não tínhamos que nos preocupar. Tudo era organizado, sério, claro e transparente.
Só havia uma verdade. Era a sua. Porque a sua verdade, era sempre a verdade dos factos.
Era um senhor empresário, um apoderado apaixonado, um Taurino dos pés à cabeça.
E por isso, podemos chamar Maestro ao António Morgado, que é aquilo que todos nós fazemos questão de chamar, ao último toureiro que apoderou. O Maestro, Joaquim Manuel, aqui presente.
Porque Maestros, não são apenas as figuras do toureio.
São também as figuras da vida. E o António Morgado, com o seu caracter íntegro, enquanto viveu, foi sempre uma figura da vida.
Para nós, amigos, é difícil viver sem ele. Mas será seguramente muito mais difícil, para a Ângela, sua filha e para a Ângela Maria, sua eterna esposa.
E para terminar, nós, amigos do teu pai, a ti Ângela, que estás a iniciar a tua vida de adulta, o que te pedimos, é para seguires sempre o exemplo de integridade, que foi a imagem dele, durante toda a sua vida.
A si, Maestro António Morgado, no Céu, onde seguramente está, o que lhe pedimos, é que descanse em paz.
Obrigado por tudo o que nos deu como Ser Humano.
Vá por si, Maestro António Morgado.

Nave de Haver, 2 de Agosto de 2015

Rogério Jóia
(Director de Corrida)

Fotos Emílio de Jesus e D.R.