domingo, 2 de agosto de 2015

Setúbal, ontem: grandes pegas e grande Rouxinol

A "Carlos Relvas" encheu ontem à noite na segunda corrida da temporada
setubalense
Cartel de veteranos ontem em Setúbal: Luis Rouxinol, João Moura e Sónia Matias
"À Moura" dos tempos antigos no primeiro toiro da noite, João Moura enfrentou
depois em segundo lugar um Vinhas que se adiantava e a que deu a volta, sem
contudo repetir o sucesso da primeira lide
Mais uma grande noite - para variar... - de um grande Toureiro. Luis Rouxinol
foi o grande triunfador da nocturna de ontem em Setúbal
Sónia Matias pôs tudo de si para tentar agradar, mas ontem teve o azar de lhe
tocarem as duas "favas" do curro de Vinhas
David Inácio (Santarém) abriu a noite de sucesso dos forcados com uma enorme
pega ao primeiro intento
O cabo Vasco Pinto (Alcochete) pegou com a arte e a técnica que o consagraram
como um dos maiores forcados dos últimos anos, o segundo toiro da noite
A 3ª pega foi outro monumento, executada pelo valente forcado africano Ruben
Giovetti
(Santarém)
João Machacaz (Alcochete) fez um pegão ao quarto toiro, à segunda tentativa
A 5ª pega foi brilhantemente executada à terceira por Luis Seabra (Santarém),
que esteve enorme nas duas tentativas anteriores, aguentando decidido até mais
não poder. Faltaram as ajudas. Em baixo, a 6ª e última pega, enorme, com a
maestria e a decisão usuais do grande Fernando Quintela (Alcochete), que
aguentou três violentos derrotes, fechado com braços de ferro


Miguel Alvarenga - Luis Rouxinol e os Forcados de Santarém e de Alcochete foram ontem à noite os grandes e destacados triunfadores da segunda corrida da temporada na praça de Setúbal, a das Vindimas, que registou, como na primeira, uma grande enchente com mais de três quartos das bancadas preenchidos. Lidaram-se toiros da ganadaria Vinhas, de comportamento e apresentação desigual, mas que sairam ásperos, com força e com ganas, investindo com emoção para os forcados e proporcionando ao público uma agradável e ritmada noite - que se viu com agrado.
2015 parece ser, na realidade, a temporada das grandes pegas e ontem em Setúbal, uma vez mais, isso se confirmou numa noite triunfal para os dois grupos de forcados. Pelos Amadores de Santarém foram caras David Inácio (com uma grande e poderosa pega ao primeiro intento), Ruben Giovetti (com outro pegão igualmente à primeira tentativa) e Luis Seabra (que esteve enorme na concretização de três pegas fantásticas, onde apenas faltaram ajudas, concretizando apenas em definitivo ao terceiro intento, mas, como disse, estando enorme nas duas tentativas iniciais, aguentando tudo até mesmo já não poder mais).
Os Amadores de Alcochete tiveram também noite triunfal com grandes pegas executadas pelo cabo Vasco Pinto (à primeira, aguentando firme e sózinho vários derrotes quando o toiro desviou a rota e deixou os ajudas fora de acção, que depressa se recompuseram - esteve Vasco grande como sempre e no final, recusou a segunda volta que todos lhe exigiam e limitou-se a ir ao centro e a chamar de novo o cavaleiro Rouxinol para com ele repartir aquele momento de glória: a humildade de um gigante da forcadagem), por João Machacaz (também numa pega fantástica, à segunda, reafirmando o enorme forcado que é) e por Fernando Quintela (numa pega brutal, em que aguentou três fortíssimos derrotes sem nunca sair, fechado com a decisão costumeira e depois de ter mandado e toureado com a grandeza e o saber que o caracterizam, enquanto recuava).
No que aos três cavaleiros diz respeito, foi Luis Rouxinol quem ontem levou a melhor. Jogava em casa, desfruta de um cartel invejável em Setúbal, mas não foi isso que lhe valeu: o que ontem valeu mesmo foi o grande momento em que se mantém, excelentemente bem montado e com uma raça que faz inveja. Foi tudo perfeito e emotivo no seu primeiro toiro. No quinto da ordem, um toiro pequeno, mas com raça e com força, Rouxinol toureou a gosto e galvanizou completamente o público, quer na brega como na cravagem, terminando em apoteose com um grande par de bandarilhas.
João Moura tem 20 quilos a mais do que deveria ter (só lhe fazia bem uma dieta...), mas a sabedoria, a maestria e a forma como ainda trata os toiros por tu, essas mantêm-se inalteráveis e não há nada nem ninguém que acabe com tais valias. A sua primeira actuação demonstrou tudo isso e a verdade é que a sua ditadura permanece e aqui não houve ainda revolução capaz de acabar com ela. Esteve "à Moura" dos tempos antigos e o público reconheceu, tributando-lhe calorosa ovação na volta à arena. O seu segundo toiro adiantava-se e João aguentou-se firmemente, procurando e conseguindo dar-lhe a volta, sem contudo alcançar o sucesso da primeira lide.
Sónia Matias teve ontem o azar de lhe tocarem as duas "favas" do curro de Vinhas. O seu primeiro toiro fechou-se cedo em tábuas e o segundo fez praticamente o mesmo, levando ambos a cavaleira a utilizar todos os seus recursos, os seus cavalos e a sua valentia desmedida, para tentar agradar. Foram duas actuações esforçadas e de valor, ambas premiadas como música, mas que resultaram, mais por culpa dos toiros que da cavaleira, numa discreta passagem da jovem toureira pela arena da praça "Carlos Relvas".
João Cantinho dirigiu com aficion e procurando animar os toureiros e o público (concedeu música e voltas a todos). A corrida decorreu com ritmo, só teve mesmo como tempo morto o malvado intervalo...

Fotos Armando Alves/www.forcadilhasetoiros.com