Luis Miguel da Veiga permanece internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, depoisa de no início da semana ter sido operado devido a lesões contraídas no acto de reanimação, no passado dia 4, quando sofreu em sua casa, em Montemor, uma paragem cárdio-respiratória em consequência de um forte enfarte do miocárdio.
Segundo Manuel Andrade Guerra publicou no Facebook, o popular toureiro "deverá ainda enfrentar, com a sua peculiar coragem, um longo e delicado período de recuperação".
Luis Miguel da Veiga, que este ano comemorou o 50º aniversário da sua alternativa e foi alvo de homenagens nas praças de Évora, do Campo Pequeno (foto) e de Montemor-o-Novo, tem em Santa Marta as visitas restringidas a familiares.
"Contudo, passados 20 dias após a gravíssima crise cardíaca que sofreu - refere Andrade Guerra - não é exagero qualificar de milagroso o normal funcionamento do cérebro e da visão, após um demorado período sem oxigenação até ser reanimado. Em suma, estamos agora perante uma dolorosa fase (pelo menos, várias semanas) em que a evolução - positiva - será mais lenta do que a nossa ansiedade. Porém, o mais importante é que não haja retrocesso e que Luís Miguel suporte com resignação as dores e os enormes incómodos da sua situação, da qual se encontra agora perfeitamente consciente. Paciência é a palavra de ordem, enquanto as nossas orações continuam com ele".
O estado do doente é estável em termos cardíacos, mas o prognóstico permanece ainda muito reservado.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com