quarta-feira, 2 de agosto de 2017

6ª feira, 18 de Agosto: Maestros, Charanga e Fados na comemoração dos 125 anos do Campo Pequeno

João Moura
António Ribeiro Telles
Luis Rouxinol
Forcados Amadores de Montemor, comandados por António Vacas de Carvalho
Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Pedro Maria Gomes (na foto)
A Charanga da GNR e os fadistas Camané e Nathalie (luso-descendente, a nova
revelação do Fado) actuarão a anteceder a corrida, a partir das 21h15



Fica na História a data de 18 de Agosto (sexta-feira) em que se comemoram os 125 anos da inauguração da praça de toiros do Campo Pequeno - que amanhã vive mais uma grande jornada com a Corrida do Emigrante e o Concurso de Pegas e no dia 10 será palco da tradicional Novilhada de promoção de novos valores.
Como acaba de ser anunciado pela empresa, a corrida de 18 de Agosto terá um Cartel de Maestros formado por três dos mais emblemáticos cavaleiros das últimas décadas, João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol e por dois dos mais destacados grupos de forcados nacionais, os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa, comandados respectivamente por António Vacas de Carvalho e Pedro Maria Gomes.
Lidam-se toiros (não será um concurso) de seis das mais famosas ganadarias lusas, as de Palha, Ribeiro Telles, Oliveiras Irmãos, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Murteira Grave e Passanha.
A anteceder a corrida, a partir das 21h15, exibe-se a Charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana durante aproximadamente 20 minutos, seguindo-se a entrega à Administração do Campo Pequeno, em envelope fechado, do selo dos CTT comemorativo da efeméride, com a leitura de uma curta mensagem alusiva à comemoração do 125º aniversário da inauguração da praça de toiros. Logo a seguir e num estrado montado na arena, haverá uma pequena sessão de Fados com o consagrado Camané (foto da esquerda) e nova revelação, a luso-descendente Nathalie Pires (foto da direita), que vive em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América. Pelas 22 horas terá início a corrida de toiros.
Ao intervalo serão descerradas no átrio principal da praça duas lápides alusivas a esta histórica data, uma da Administração do Campo Pequeno e outra oferecida pelo Real Clube Tauromáquico Português, que também este ano foi homenageado na corrida inaugural da temporada por também assinalar este ano o seu 125º aniversário e que desta feita retribui a homenagem, prestando agora o seu tributo aos 125 anos de existência da primeira praça de toiros do país.

Fotos Frederico Henriques, Emílio de Jesus e Arlindo Camacho/@Campo Pequeno