sábado, 19 de agosto de 2017

A praça esgotou e Sua Excelência faltou... que vergonha!



Miguel Alvarenga - O Campo Pequeno esgotou e Sua Excelência faltou.
Está a banhos no Algarve e esteve-se positivamente nas tintas para a importância da Tauromaquia, para o simbolismo do Campo Pequeno e para a efeméride que se comemorava, os 125 anos de inauguração da praça, primeira do país e uma das primeiras do mundo.
O que é isso, comparado com uns banhos de sol no reino dos Algarves?
Sua Excelência não pôde interromper as férias para vir engrandecer e honrar uma arte que é uma tradição cultural deste país. Não houve um fogo, não caíu uma árvore em cima de pessoas, nada que pudesse, assim de repente, trazer-lhe maior populismo e mais apoio eleitoral para uma próxima recandidatura.
A República vale o que vale e ontem foi honrada, valha-nos isso, pelas honrosas presenças de destacadas figuras socialistas, como Elísio Summavielle e João Soares. Ao menos, eles sabem honrar a tradição e respeitar a cultura - que Sua Excelência, pura e simplesmente, ignorou.
Há dois anos, quando foi preciso caçar votos, até a uma novilhada foi na praça do Sobral de Monte Agraço. Com o maior respeito por esta praça e pelo festejo que ali se realizava (fotos de cima), a realidade é que Sua Excelência não soube agora estar à altura da efeméride que se comemorou, com praça esgotada e com um público entusiasta e diferente a assistir a um espectáculo de que é preciso tirar milhões de ilacções para o futuro - mais logo falarei disso e de muito mais.
Sua Excelência faltou. Que vergonha. Mandou uma curta mensagem que, graças a Deus e dadas as péssimas condições sonoras, ninguém conseguiu entender.
Dizem agora que Sua Excelência virá à tourada de gala que no mês de Outubro encerra a Temporada Histórica do Campo Pequeno. Fazer o quê? Procurar aplausos? Já vem tarde. Devia era ter cá estado ontem.
Triste República. Que farsa tão ignóbil esta.

Fotos Maria Mil-Homens/Arquivo e D.R.