sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Forcados do Ramo Grande mudam de cabo na 2ª feira: Filipe Pires e Manuel Pires falam ao "Farpas"

Grupo de Forcados do Ramo Grande pega esta noite na primeira corrida das
Festas da Praia da Vitória, em Angra do Heroísmo, competindo com os Amadores
de S. Manços e de Arronches e na próxima 2ª feira encerra-se com 6 toiros de
António Silva para comemorar o seu 10º aniversário e mudar de cabo
Filipe Pires, cabo fundador do Grupo de Forcados do Ramo Grande, despede-se
na próxima 2ª feira após 10 anos de liderança
Manuel Pires é o novo cabo e assume na 2ª feira a liderança do grupo


Fundado há 10 anos e exactamente para comemorar o seu 10º aniversário, o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, da Praia da Vitória (Ilha Terceira), pega em solitário seis imponentes toiros da ganadaria dos Herdeiros do Dr. António Silva na próxima segunda-feira, dia 7, na Monumental de Angra do Heroísmo, na segunda grande corrida das Festas da Praia, em que actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Tiago Pamplona e João Moura Júnior.
Hoje, sexta-feira, realiza-se a primeira corrida das Festas da Praia da Vitória, com os cavaleiros João Moura Jr., João Pamplona e Luis Rouxinol Jr. (que faz a sua estreia na Terceira depois da alternativa) e os grupos de forcados de S. Manços, de Arronches e do Ramo Grande. Lidam-se (concurso de ganadarias) toiros de José Albino Fernandes, Luis Rocha e Silva Herculano e presta-se homenagem ao saudoso forcado António Gouveia, dos Amadores do Montijo, que morreu há 26 anos nesta mesma praça, vítima de colhida.
Na corrida da próxima segunda-feira, 7 de Agosto, despede-se o cabo fundador Filipe Pires, que passa o testemunho a Manuel Pires, destacado forcado do grupo e que o passa a chefiar.
A dois dias da passagem de testemunho, o cabo fundador e o futuro cabo falaram ao "Farpas".
Filipe Pires, que despe a jaqueta, diz-nos que "é com grande entusiasmo que vejo a corrida do próximo dia 7, sem dúvida uma corrida de grande significado pelos dez anos de História do grupo, pelo curro que temos pela frente e também por ser a última corrida em que estarei como cabo. É com um misto de emoções e grande expectativa que vejo o aproximar da data".
E acrescenta:
"Estou plenamente confiante no meu grupo tanto para dia 7 como para o futuro, saio com a consciência de deixar em boas mãos o grupo. O Manuel Pires tem tudo para elevar o nome do Ramo Grande, é claro que terá sempre o meu apoio em tudo o que for preciso. Espero no dia 7 uma boa corrida de toiros, que o público saia satisfeito e que seja uma grande noite de triunfos para todos. Que Deus reparta sorte!".
Para Manuel Pires, que dia 7 será o novo cabo, "assumir a liderança do Grupo do Ramo Grande é, sem dúvida, um grande orgulho, mas acima de tudo uma enorme responsabilidade por liderer um grupo de Homens e de Amigos como este. Suceder ao cabo Filipe Pires, fundador do grupo, é também um grande desafio e aumenta ainda mais esta responsabilidade, por tudo aquilo que nos ensinou e pelo extraordinário líder que foi durante os últimos dez anos".
Esta corrida de segunda-feira, acrescenta o futuro cabo, "tem um significado muito especial para todo o grupo, pois para além da despedida do nosso cabo, o grupo encerra-se com seis toiros da ganadaria dos Herdeiros do Dr. António Silva, o que é, sem dúvida, um grande desafio, Espero contribuir para que a História do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande continue a enriquecer e que estes dez anos de existência sejam apenas o preâmbulo de uma longa e gloriosa História".

Fotos J. Edgardo Vieira e D.R./@GFA do Ramo Grande