sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Os premiados ontem na Arruda dos Vinhos

Luis Rouxinol Júnior: grande actuação ontem na Arruda
e um prémio mais que justo e merecido
Ao Grupo de Vila Franca foi merecidamente atribuído o
prémio de melhor grupo em praça, recebido pelo cabo
Ricardo Castelo
Pedro Sabino, dos Amadores da Arruda, ganhou o prémio
que distinguiu a melhor pega (sexta). Em baixo, os
representantes da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho,
que venceu os prémios de bravura e apresentação


Ontem na Arruda dos Vinhos, praça cheia na corrida de gala à antiga portuguesa comemorativa dos 500 anos do Foral Manuelino, por ocasião das festas em honra de Nossa Senhora da Salvação, os cinco troféus que estavam em diputa, decididos por um júri, como escrevi anteriormente, constituído por mim, por Catarina Bexiga e por António Lúcio, foram atribuídos, sem qualquer protesto do público, antes com aclamação geral à medida em que eram anunciados, ao cavaleiro Luis Rouxinol Júnior (melhor lide), ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (melhor grupo em praça), ao forcado Pedro Sabino, dos Amadores da Arruda (melhor pega, a sexta) e à ganadaria do Engº Jorge de Carvalho (troféus bravura e apresentação).
Além do triunfador Rouxinol Jr., actuaram Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Francisco Palha e Miguel Moura e lidaram-se, em concurso, toiros do Engº Luis Rocha, Lampreia, Santiago, Manuel Veiga e Engº Jorge de Carvalho.
Em primeiro lugar foi lidado por Ana Batista um novilho de três anos da ganadaria de Nuno Casquinha, que substituiu o anunciado toiro de Varela Crujo, que se lesionou, não entrando em concurso pelo facto de não ter quatro anos.
As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Vila Franca e da Arruda dos Vinhos, tendo a corrida sido dirigida, com a usual competência e o conhecido rigor por Rogério Jóia, assessorado pelo médido veterinário Dr. José Manuel Lourenço.

Fotos Carlos Silva