terça-feira, 1 de agosto de 2017

Sábado: grande corrida e praça cheia na Foz do Sizandro

Triunfo na Foz do Sizandro do ganadero Engº Jorge de Carvalho, que deu volta à
arena no quinto toiro com Marcos Bastinhas e o forcado Helder Parker (Tomar)
Sónia Matias triunfou no primeiro toiro e deu a volta, com muito valor, ao quarto,
um manso com cinco anos que destoou dos restantes
Emoção e verdade nas duas brilhantes lides de Marcos Bastinhas, a manter viva
a chama (enorme) de um apelido importante
Duas destacadas actuações do praticante David Gomes, a pedir que lhe abram
as portas das grandes praças e contem com ele nos cartéis de postín
Ricardo Jorge, dos Amadores do Ribatejo, pegou à terceira o primeiro toiro
A segunda pega foi consumada à primeira por Daniel Leiria, do Grupo de Tomar
João Romaninho (S. Manços) na pega ao terceiro toiro, à segunda
A grande pega da noite foi a do valente João Espinheira, dos Amadores do
Ribatejo, ao quarto toiro, com cinco anos. Pareceu fácil o que parecia difícil
O veterano Helder Parker, do Grupo de Tomar, pegou à primeira o quinto toiro
da noite. Em baixo, a última pega, executada por Pedro Galhardo, dos Amadores
de S. Manços, também ao primeiro intento


Praça cheia, pouco faltou para esgotar a lotação, no último sábado na tradicional corrida da Foz do Sizandro (Torres Vedras), um ano mais uma primorosa organização de José Carvalho.
Triunfo da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, que foi chamado à praça para dar a volta à arena no quinto da ordem, havendo apenas a apontar, pela negativa, o quarto toiro da noite, um manso com cinco anos, que destoou do curro.
Lides triunfais e de grande sintonia com o público por parte dos cavaleiros Sónia Matias, Marcos Bastinhas e David Gomes e pegas emotivas e sem dificuldades de maior por intermédio dos forcados dos grupos do Ribatejo, de Tomar e de S. Manços.
Sónia Matias obteve um triunfo notável no primeiro toiro e deu a volta, com experiência e muito valor, ao tal quinto de cinco anos, demonstrando estar em grande forma para o desafio dos seis toiros no próximo sábado na Nazaré.
Marcos Bastinhas segue honrando o apelido de seu pai, que tanta falta fez à Festa  e que esperamos rapidamente ver de regresso às arenas. Ao seu melhor estilo, esteve em grande nível com os dois toiros, entusiasmando o público com o seu toureio alegre e emotivo, cravando ferros de verdade e estando muito bem a lidar e no remate das sortes.
O praticante David Gomes destacou-se e deu na Foz do Sizandro mais um importante grito de alerta às empresas, como quem diz "contem comigo!". Desenvolto e demonstrando excelente equitação e uma quadra em grande forma, o jovem David foi autor de duas lides vibrantes, a que nem faltou, na primeira, um arrojado par de bandarilhas.
As pegas não foram complicadas e os três grupos levaram a água ao moinho sem dificuldades de maior, fruto da sua categoria e experiência.
Pelos Amadores do Ribatejo foram caras Ricardo Jorge, à terceira e o valente João Espinheira à primeira, no quarto toiro, o mais complicado, mansote e com imenso sentido (cinco anos). Esteve enorme e com uma apurada técnica consumou à primeira uma pega que todos imaginavam impossível, destacando-se a excelente intervenção do rabejador Daniel Camas.
Daniel Leiria e o veterano Helder Parker fizeram, ambos ao primeiro intento, as duas pegas correspondentes ao Grupo de Tomar.
Pelos Amadores de S. Manços foram forcados de cara João Romaninho à segunda tentativa e Pedro Galardo à primeira.
Dirigiu com a habitual aficion Rogério Jóia.

Fotos Maria Mil-Homens