Exclusivo "Farpas" - João Moura Caetano e Duarte Pinto são os cavaleiros eleitos pela empresa do Campo Pequeno para actuarem na corrida de 20 de Setembro, em que se despede o matador espanhol Juan José Padilla e em cujo cartel foram já anunciados os grupos de forcados de Santarém e Montemor. A cavalo lidam-se quatro toiros da ganadaria Vinhas e a pé dois de Varela Crujo. Padilla actuará como único matador na noite da sua despedida de Portugal.
Rui Bento acaba de confirmar ao "Farpas" que Moura Caetano (pelo seu grande triunfo a 17 de Maio) e Duarte Pinto (pelo memorável êxito de 9 de Agosto), como dois dos grandes triunfadores da temporada lisboeta, foram os cavaleiros convidados para integrar o cartel de 20 de Setembro. As suas presenças não estão ainda confirmadas por parte dos respectivos apoderados (que amanhã deverão reunir em Lisboa com a empresa), mas à partida os dados estão sobre a mesa e este pode ser o cartel.
Quanto à corrida de gala à antiga portuguesa (transmitida pela RTP) que a 11 de Outubro encerra a temporada do Campo Pequeno, o cartel será, como é tradicional, de seis cavaleiros e estão certas as presenças de Miguel Moura (também grande triunfador este ano em Lisboa) e de Marcelo Mendes (por ter triunfado na corrida de oportunidade extra-abono), não estando ainda o elenco rematado, nem sequer decidido ainda quem vai ser este ano contemplado com o habitual Troféu Prestígio outorgado pela Administração da empresa.
Lidar-seão nesta noite seis toiros da ganadaria Passanha e, adianta Rui Bento, está já decidido que nas pegas vamos ter os grupos de forcados Amadores de Lisboa e Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, o grupo que faltava incluir este ano em Lisboa depois de na temporada passada ter tido um êxito monumental no Concurso de Pegas, onde apesar de, estranhamente, não o ter vencido, foi autor da melhor pega, por intermédio de Diogo Amaro, que saíu em ombros pela porta grande (foto ao lado), o que pela primeira vez aconteceu nesta praça com um forcado.
Quanto a Diego Ventura, a eterna incógnita, só para o ano o veremos em Lisboa. O director de Tauromaquia da empresa do Campo Pequeno deslocou-se recentemente a Pontevedra, onde Ventura toureou e triunfou, precisamente para aclarar o tema da sua possível actuação ainda esta temporada em Lisboa e as conversações continuam entre a empresa e os seus apoderados Lozano, mas, revela Rui Bento, apesar de lhe ter sido proposta a corrida de 20 de Setembro com Padilla ou uma data extra-abono (que poderia ser o dia 3 de Novembro, inicialmente agendado para o Festival Taurino de homenagem a José Luis Gonçalves), Diego Ventura preferiu optar por só no próximo ano regressar à praça da capital.
"Não significa nenhum desentendimento, mas apenas e só uma opção de Diego Ventura, que prefere apresentar-se no Campo Pequeno só no próximo ano", explica Rui Bento.
Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e Frederico Henriques