quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Jovens demonstram valor ontem em Alcochete, em noite de triunfo da ganadaria Rio Frio

Classe e classicismo de Francisco Correia Lopes premiados com merecida volta
à arena, como forcado João Lopes, depois de meritória actuação
A jovem empresária Margarida Cardoso brindada por Ricardo Cravidão
Brinde dos Forcados do Aposento do Barrete Verde aos Bombeiros Voluntários
de Alcochete
Ricardo Cravidão marcou a diferença. Grande actuação premiada com aplaudida
volta à arena com o forcado Gonçalo Giro
O ganadeiro Tiago Lupi premiado ontem com duas voltas à arena pelo excelente
comportamento dos novilhos-toiros de Rio Frio. Aqui, na primeira volta, no
terceiro novilho, com o cavaleiro Manuel de Oliveira e o forcado João Armando
Um emotivo ferro de Manuel de Oliveira
Público aclamou ontem em Alcochete o Engº José Samuel Lupi, em apreço
pela sua figura e pelo sucesso dos seus toiros
Um toiro bravo, nobre e com trapio, o último de Rio Frio no Festival de ontem à
noite em Alcochete. Em baixo, o cavaleiro José Moreira, que deixou óptima
impressão pelo seu valor e ousadia


Miguel Alvarenga - Bom ambiente e excelente presença de público ontem nas bancadas de Alcochete, quase a rondar a meia casa, no Festival Taurino a favor dos Bombeiros Voluntários e apesar de à mesma hora se realizarem importantes corridas noutras praças, nomeadamente em Abiul (casa esgotada) e Idanha-a-Nova (cheia). A presença nas bancadas de distintos aficionados e até figuras do toureio e também de muitos críticos taurinos e repórteres fotográficos veio confirmar o interesse que têm, pela novidade e pela diferença, estes espectáculos de juventude com toureiros praticantes e menos vistos pelo grande público.
Neste segundo festejo da magnífica Feira do Toiro-Toiro primorosamente montada pelos filhos e sucessores do saudoso "Nené", Margarida e António José (ausente ontem, por o seu grupo de Alcochete pegar em Abiul) actuaram quatro cavaleiros praticantes, Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão, Manuel de Oliveira e José Moreira e pegaram, na sua primeira intervenção nesta temporada, os Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, sob o comando de Marcelo Lóia.
Lidaram-se quatro novilhos-toiros (bem mais toiros do que novilhos), exigentes, sérios e a dar luta, da ganadaria Rio Frio, tendo Tiago Lupi dado a volta à arena em duas ocasiões e o Engº José Samuel Lupi, que assistia num camarote, sido calorosamente aplaudido pelo público.
Abriu a função o clássico Francisco Correia Lopes, numa lide brilhante e em que pontificou a brega e os ferros que cravou de poder a poder e ao estribo, em reuniões perfeitas e emotivas. É um cavaleiro com classe e com valor.
Ricardo Cravidão vem há dois anos chamando as atenções pela sua evolução, pelo seu conceito de belíssimo intérprete do toureio equestre. Ontem, uma vez mais, marcou a diferença e reafirmou as suas potencialidade, o seu sentido de lide, o risco que põe em todas as sortes e o bem montado que está. Lide em crescendo, com valor e alegria, a chegar ao público. É, dos novos, um dos que mais promete.
Manuel de Oliveira é outro jovem cavaleiro que vem registando notável evolução. Frente a um bravo e nobre novilho-toiro de Rio Frio, que motivou depois merecida volta à arena do ganadeiro Tiago Lupi, andou Manuel desenvolto e com valor, cravando ferros em sortes frontais que emocionaram o público.
Nunca tinha visto actuar José Moreira, pupilo do cavaleiro Marcelo Mendes, que há um ano fez nesta mesma praça a sua prova de praticante. O toureiro da Ericeira deixou óptima impressão e protagonizou uma lide de valor frente ao toiro com mais trapio, também exigente e bravo, tendo o ganadeiro sido premiado outra vez com aplaudida volta à arena. Moreira é ousado, põe a carne no assador e apesar de ter falhado dois ferros, fruto da sua ainda pouca rodagem, cravou outros de muito boa nota.
João Lopes (à segunda), Gonçalo Giro (à primeira), João Armando (à primeira) e Bruno Amaro (à quarta) foram os forcados que ontem defenderam a honra das jaquetas dos Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
O Festival foi bem dirigido por Manuel Gama, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva. Cavaleiros e forcados brindaram a Margarida Cardoso, a jovem empresária de Alcochete e houve a registar também brindes dos forcados a José Samuel Lupi e aos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Mais logo não perca uma completa reportagem fotográfica de Mónica Mendes.

Fotos M. Alvarenga