segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Praça cheia em Alcochete: corrida de mil emoções em homenagem a "Nené"

Praça cheia e grande tarde de toiros e de triunfos ontem em Alcochete na
primeira corrida da Feira do Toiro-Toiro em que se homenageou a memória
de António Manuel Cardoso "Nené" e que foi presidida por Fernando Pinto (em
primeiro plano na foto de cima), presidente da Câmara

Tarde de mil emoções ontem em Alcochete, com praça cheia, na primeira corrida da magnífica Feira do Toiro-Toiro, vivida a lembrar o nosso querido António Manuel Cardoso "Nené", a cuja memória se prestou a maior e a mais bonita das homenagens.
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete "rebentou a escala" com seis pegas que ficam na História, cinco de caras e uma de cernelha, havendo que destacar a primeira, colossal, executada por António José Cardoso, filho do saudoso empresário e antigo cabo do grupo.
Francisco Palha "partiu a loiça" e foi claramente o grande triunfador no que aos cavaleiros diz respeito. António Ribeiro Telles brindou-nos com uma actuação de imensa casta no quarto toiro da corrida, de São Torcato. Vitor Ribeiro primou pela regularidade no conjunto das duas lides, de excelente nota.
O Concurso de Ganadarias foi ganho pelos toiros de Dr. António Silva (apresentação) e Condessa de Sobral (bravura), tendo esta última distinção sido protestada (com razão) pelo público. Mas o júri era composto pelos ganadeiros... e eles lá sabem.
Ao intervalo, António Pinto Basto e Francisco Sobral cantaram dois fados dedicados a "Nené", acompanhados pela Banda de Alcochete e foi também descerrado nos corredores do praça um bonito painel de azulejos em homenagem ao empresário e antigo forcado.
Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus.

Fotos Emílio de Jesus