segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Tertúlia Praiense homenageia Maestro Moura num jantar

José Coelho, Engº Joaquim Pires e Francisco Godinho (Magalhães), dirigentes
da Tertúlia Praiense, ontem nas Festas da Praia com o Maestro João Moura
João Moura e Miguel Alvarenga com Américo Cunha, referência da forcadagem
terceirense que hoje se despede das arenas na corrida das Festas da Praia,
e Manuel Pires, cabo dos Amadores do Ramo Grande. Em baixo, um aspecto do
jantar de ontem na Praia da Vitória, vendo-se à direita os dois cabos dos
Forcados do Ramo Grande, Filipe Pires (fundador) e Manuel Pires (actual), a
cavaleira Mara Pimenta e Américo Cunha, o famoso forcado que hoje se despede
das arenas

A direcção da  Tertúlia Praiense jantou ontem na Praia da Vitória - que está em festa - com o Maestro João Moura, prestando-lhe assim homenagem em reconhecimento pelos seus 40 anos de alternativa e também pelo seu regresso à Ilha Terceira, onde actua hoje, segunda-feira.
Francisco Godinho (Magalhães), presidente da tertúlia, esteve acompanhado pelos também dirigentes José Coelho e Engº Joaquim Pires, antigo Director-Regional de Agricultura, natural de Alcochete e grande e conhecedor aficionado.
João Moura esteve acompanhado por Miguel Alvarenga e pelos irmãos Vasco e Salvador Taborda e ao grupo juntaram-se Filipe e Manuel Pires (ex-cabo e cabo actual dos Amadores do Ramo Grande), Américo Cunha (forcado que esta tarde se despede das arenas pegando o seu último toiro da Monumental da Ilha Terceira) e também a cavaleira Mara Pimenta, que hoje chegou também aos Açores para assistir à corrida das Festas da Praia.
Na Terceira encontra-se também o ganadeiro Diogo Passanha, de quem esta tarde se lidarão dois toiros, bem como, tal como já aqui referimos, o empresário e antigo cabo dos Forcados de Turlock, George Martins, o cavaleiro Rui Fernandes e o também antigo forcado do Grupo de Lisboa, Manuel Guerreiro.
Ontem de manhã chegou também à ilha o cavaleiro João Ribeiro Telles (que também hoje actua nesta corrida) com o seu bandarilheiro Duarte Alegrete e seu primo, o cavaleiro amador Tristão Guedes de Queiroz.
Entretanto, os Forcados Amadores de Beja já reaveram finalmente as suas malas, que anteontem não tinham ainda chegado à Terceira. E durante a manhã de hoje chegarão João Ganhão, apoderado e bandarilheiro de João Moura e também Nuno Oliveira, bandarilheiro de João Telles.
O cartel da grande corrida desta tarde na Monumental da Ilha Terceira, integrada nas Festas da Praia, reúne os cavaleiros João Moura, Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e Manuel Sousa, luso-descendente, natural de Turlock e que lida um toiro para fazer a prova de praticante.
Pegam os grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores do Ramo Grande e Amadores de Beja. Despede-se o forcado Américo Cunha, referência da arte de pegar toiros na Ilha Terceira. A sua última pega será presenciada pelos primeiros cabos dos três grupos cujas jaquetas honrou e que ele mesmo fez questão de convidar para que esta tarde assistissem à sua despedida (cabos dos grupos da Tertúlia Terceirense, de Turlock e do Ramo Grande).
Lidam-se dois toiros da ganadaria Passanha e cinco da de Rego Botelho.

Fotos D.R.