terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

23 de Fevereiro: um dia em cheio no Campo Pequeno! Que ninguém falte!

Os dirigentes da PróToiro na mesa da conferência de imprensa - José Luis
Gomes, Paulo Pessoa de Carvalho, Nuno Pardal e João Andrade -, ladeando
Rui Bento, que repersentou a empresa do Campo Pequeno na apresentação
do Dia da Tauromaquia
O matador António João Ferreira e os cavaleiros Francisco Palha e João Telles
esta tarde na conferência da imprensa de apresentação do Dia da Tauromaquia,
que decorreu no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno
O Dr. Paulo Pereira, Relações Públicas do Campo Pequeno, vendo-se também,
entre outros, o cavaleiro Luis Rouxinol, Marco Fernando (cabo dos Forcados
de Tomar), Francisco Marques "Chalana" (antigo elemento dos Amadores de
Alcochete) e José Tomás (cabo dos Amadores de Coruche)


Os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha e os matadores de toiros António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes são os artistas que no Dia da Tauromaquia, 23 de Fevereiro, vão actuar no Festival Taurino no Campo Pequeno, participando todos de forma desinteressada, revertendo o valor da venda dos bilhetes (de 7,5 a 35 euros) para a Federação PróToiro. Actuará uma Selecção de Forcados composta pelos cabos de diversos grupos da Associação Nacional de Grupos de Forcados e lidam.se sete toiros também oferecidos por prestigiadas ganadarias (cartaz ao lado).
Enquanto que os matadores lidarão um toiro cada, os oito cavaleiros dividirão a duo a lide de quatro toiros, uma fórmula em desuso mas que, como salientou hoje Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro, na conferência de imprensa de apresentação deste evento, "traduz aqui a união entre todos".
"Bem sabemos que há quem não concorde com as lides a duo, mas num cartel ficam sempre a faltar toureiros e neste também isso acontece; contudo, procurou-se que estivessem os principais e a única possibilidade de todos participarem era fazerem-se as lides a duo. O que aqui importa é marcar e mostrar que estamos todos unidos em prol da tauromaquia", disse.
Durante o dia e antes do Festival Taurino, haverá uma demonstração de toureio a cavalo a cargo dos jovens amadores António Telles filho e Duarte Fernandes, outra de toureio a pé com dois jovens alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno e ainda uma de demonstração de pegas pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.
Haverá ainda uma exibição de recortadores e a Capeia Arraiana, tauromaquia popular do concelho do Sabugal, bem como uma demonstração de Equitação de Trabalho a cargo do campeão mundial Gilberto Filipe, acompanhada por fados na voz de António Pinto Basto.
Os portadores de bilhete para o festival têm acesso aos espectáculos de recortadores e da Capeia Arraiana. Estes são alguns dos acontecimentos, entre outros, que vão compor toda a programção do Dia da Tauromaquia, conforme foi esta tarde detalhadamente apresentado pelos seus promotores na conferência de imprensa que teve lugar ao final da tarde no Salão Nobre da praça de toiros de Lisboa.

Fotos Maria Mil-Homens