terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

É importante que estejamos todos unidos no Dia da Tauromaquia!



A tauromaquia em todas as suas vertentes, a tradicional num Festival Taurino, as manifestações populares através das exibições de recortadores e das gentes do Sabugal com a Capeia Arraiana, demonstrações de toureio a cavalo e a pé, de pegas e muitas outras actividades vão encher o próximo dia 23, o Dia da Tauromaquia, que terá como palco a praça de toiros do Campo Pequeno.
Organizado pela Federação PróToiro com o apoio da empresa do Campo Pequeno e a colaboração totalmente gratuita de todos os artistas intervenientes, ganaderos, pessoal dos curros, etc., o Dia da Tauromaquia pretende, acima de tudo, engrandecer e promover a arte tauromáquica, demonstrar a força dos aficionados e, acima de tudo, ser um dia de liberdade e de união entre todos.
Isso mesmo ficou expresso há momentos na mensagem passada pela PróToiro na conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre do Campo Pequeno e a que compareceram jornalistas, abonados e todos os artistas, à excepção de João Moura Jr., que vão tomar parte no Festival Taurino desse dia. Presentes também os três cabos dos grupos de forcados do Ribatejo, de Tomar e de Coruche.
Na mesa da conferência, a apresentar todo o programa do Dia da Tauromaquia, estiveram Paulo Pessoa de Carvalho (presidente da PróToiro), José Luis Gomes (membro da direcção da Associação de Forcados), Nuno Pardal (presidente da Associação Nacional de Toureiros), João Santos Andrade (presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide) e Rui Bento, em representação da empresa, tendo também marcado presença a administradora, Drª Paula Mattamouros Resende e o Relações Públicas Dr. Paulo Pereira.
Sobretudo, ficou a mensagem de que será importante encher o Campo Pequeno nesse dia e deixar bem vincada a força da tauromaquia. Essa foi, aliás, a tónica dominante de todas as curtas intervenções dos toureiros presentes e também dos responsáveis pela PróToiro.
Concorde-se ou não se concorde com este ou aquele aspecto da organização - recorde-se que alguns dos principais grupos de forcados de recusaram a participar na Selecção de Cabos, que a Escola de Toureio da Moita emitiu um comunicado criticando os critérios dos promotores e não vai tomar parte nas actividades e ainda que algumas vozes se levantaram contra o facto de os cavaleiros irem lidar quatro toiros em duetos - é necessário e urgente que se unam esforços, que demos as mãos e que estejamos todos lado-a-lado num dia que se pretende grande e de muito esplendor para promover e engrandecer a arte por que todos estamos aqui.

Fotos D.R./@Federação PróToiro