sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Morreu Salvador Távora, dramaturgo e toureiro



Morreu esta noite em Sevilha, aos 88 anos, o autor, dramaturgo, director e antigo toureiro Salvador Távora, que, recorda o site aplausos.es, dedicou a sua vida artística ao teatro andaluz, que renovou incorporando elementos da cultura popular como o flamenco e a tauromaquia, pelo que foi uma referência para os aficionados no mundo teatral.
"Carmen", que levou à cena em 1996 (cartaz ao lado) e "D. Juan en los ruedos" (2000) foram as suas obras mais conhecidas no mundo da tauromaquia, nas quais o toiro e o toureiro eram actores principais e onde se incluia, inclusivamente, a lide de um toiro dentro da representação teatral.
Na ópera "D. Juan en los ruedos" participaram o matador Javier Conde e o rejoneador Ángel Peralta e o espectáculo realizou-se nas mais importantes praças de toiros de Espanha.
Salvador Távora chegou a ser novilheiro na década de 50, vestindo pela primeira vez o traje de luces a 17 de Junho de 1951, anunciando-se como "Gitanillo de Sevilla", apadrinhado pelo célebre Rafael Gómez "El Gallo".
A sua última actuação como toureiro ocorreu no ano de 1960 em Palma de Maiorca, numa fatídica tarde em que teve que matar o toiro que acabou com a vida do rejoneador Salvador Guardiola.
Salvador Távora nasceu em 1930 no bairro popular de Cerro del Águila, em Sevilha, fui premiado com a Medalha de Ouro das Belas Artes pelo governo espanhol, entre muitas outras distinções ao longo da sua carreira.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.