sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

"Nené" e João Patinhas: um ano de saudade

"Nené" em Junho de 2016, na noite da sua última pega em Alcochete, na
comamoração do 45º aniversário do seu grupo de forcados
João Patinhas foi um ídolo também no México. Nesta foto, dando a volta ao
ruedo com o rejoneador Carlos Arruza (filho) e, em baixo, assistindo a uma
corrida 


1 de Fevereiro, um dia de triste memória para a Tauromaquia nacional. Há um ano, morriam João Nunes Patinhas e António Manuel Cardoso "Nené".
João Patinhas tinha 82 anos e morreu na manhã de 1 de Fevereiro, em Évora, vítima de um agravamento do seu estado de saúde, já há algum tempo debilitado.
Fora o histórico fundador do Grupo de Forcados Amadores de Évora em 1963 e seu primeiro cabo. Mas fora sobretudo uma referência do mundo dos Forcados, tendo mesmo alcançado além-fronteiras e sobretudo no México o estatuto de verdadeiro ídolo da aficion. Era uma das últimas grandes referências de um tempo-outro no mundo tauromáquico português.
No mesmo dia, ao cair da noite, a aficion ficava em estado de choque com a inesperada morte de António Manuel Cardoso "Nené", de 64 anos, vítima de brutal acidente de automóvel próximo de Alcochete quando regressava a casa, depois de ter assistido em Mourão ao festival de abertura da temporada.
Outra importante referência do mundo dos Forcados, mas não só, "Nené" fora cabo dos Amadores de Alcochete e era ainda o decano dos empresários tauromáquicos portugueses, actividade que exercia há mais de vinte anos e que iniciara em parceria com Rogério Amaro com a empresa Toiros & Tauromaquia, hoje gerida por seus filhos.
Destacara-se ainda como apoderado das maiores figuras do toureio português. Há um ano, quando morreu, apoderava os cavaleiro João Ribeiro Telles e António Prates.
Recordamo-los com saudade. Fazem falta.
Que em paz descansem.

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus e D.R.