sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Os valentes pegadores do Sabugal trazem Capeia Arraiana ao Campo Pequeno no Dia da Tauromaquia

A Capeia Arraiana, Património Cultural Imaterial de Portugal, é uma manifestação
tauromáquica popular tradicional do concelho do Sabugal


Património Cultural Imaterial de Portugal, dia 23, no Campo Pequeno

Num espectáculo de arte em que homem e animal se encontram, os pegadores do Sabugal vão pegar ao forcão para uma exibição de Capeia Arraiana, enfrentando um toiro de toiro de Veiga Teixeira. O Campo Pequeno será palco desta manifestação cultural ímpar, no Dia da Tauromaquia, às 14h30, de 23 de Fevereiro.
Classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal, pela respetiva convenção da UNESCO, a Capeia é uma demonstração de coordenação e trabalho de equipa que envolve cerca de 30 homens. O forcão, cujo peso ronda os 300 quilos, é o único instrumento que separa a coragem dos pegadores da bravura das investidas do toiro. Uma distracção pode revelar-se dramática para quem está na arena. Vão ser 45 minutos de pura adrenalina e emoção, num espetcáculo tão representativo da cultura taurina em Portugal.
“A Capeia é a expressão mais enraizada da nossa cultura e que dá aos raianos um forte sentido de pertença, um orgulho ímpar e um sentido de comunidade. Pretende-se que esta demonstração de uma ‘pega ao forcão’, no emblemático Campo Pequeno, estimule a curiosidade e promova o desejo de vivenciar as Capeias nas diferentes localidades do concelho do Sabugal”, explica António dos Santos Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal.
O Dia da Tauromaquia é uma organização da Prótoiro, através da marca Touradas, com o objectivo de divulgar uma Cultura tão importante para o país. A praça do Campo Pequeno vai abrir as suas portas às 10h00 e ao longo do dia serão realizadas iniciativas para todas as famílias, sejam aficionadas ou não, numa demonstração de respeito e liberdade.
As actividades são na generalidade gratuitas. O acesso às demonstrações de Recortadores, Capeia e Equitação são gratuitas mediante a apresentação do ingresso para assistir ao Festival Taurino. Os bilhetes podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline e também na agência ABEP nos Restauradores. Os portadores do Cartão Aficionado podem ainda usufruir de um desconto de 10 por cento, caso optem com comprar os ingressos nas bilheteiras da praça.
Com preços a variarem entre os 7,5 e os 35 euros, é uma excelente oportunidade para assistir, às 17h30 (Festival Taurino), às actuações dos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo quatro toiros. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Pega uma seleção de forcados.
Vamos mostrar a nossa união e a nossa força! Que ninguém falta ao Dia da Tauromaquia!

Fotos Emílio de Jesus