quarta-feira, 3 de junho de 2020

Associações taurinas definem com DGS e IGAC as normas para as "novas" touradas


Se não voltarem a haver "rasteiras" governamentais, tudo se está a conjugar para que as corridas regressem depois de 1 de Julho. A reunião de hoje das associações taurinas com a DGS e a IGAC foi um primeiro passo positivo, mas Costa no Parlamento voltou a esquivar-se de abordar a questão tauromáquica...

Teve lugar esta tarde, como oportunamente aqui referimos, uma reunião por videoconferência entre a Direcção-Geral de Saúde, a Inspecção-Geral das Actividades Culturais e as associações de empresários, toureiros e forcados, com o objectivo de encontrar as medidas que vão ditar a partir de 1 de Julho a reabertura das praças de toiros e o regresso das corridas.
A Associação Nacional de Empresários Tauromáquicos apresentou um extenso dossier de normas para o desconfinamento da tauromaquia, que vão agora ser detalhadamente analisadas pela DGS e apresentadas à IGAC por forma a regulamentar o normal funcionamento das "novas" touradas.
Vai ser apresentado um plano de contigência para cada praça e a redução média da lotação de cada espaço será de cerca de 50%, o que já permite viabilizar a realização de corridas.
Outras medidas a adoptar dizem respeito ao menor número de presenças durante o sorteio dos toiros, ao menor número de pessoas nas trincheiras das praças e muito certamente também a um menor número de forcados fardados em cada corrida.
Além das normas sanitárias já exigidas e que passam pela existência de gel desinfectante nas entradas, do uso obrigatório de máscara, etc., os espectáculos vão decorrer sem intervalo para evitar a aglomeração de pessoas nos corredores e as empresas vão ter que passar a dispor de pessoal/seguranças para acomodar os espectadores nos lugares, sendo que haverá um distanciamento obrigaório (ainda não definido) entre as pessoas, excepto se pertencerem ao mesmo aglomerado familiar. As portas dos recintos vão também abrir com maior antecedência, para evitar filas de espera e aglomerações de espectadores às portas das praças
Embora o primeiro-ministro se tenha esta tarde habilmente esquivado às perguntas do deputado Telmo Correia do CDS que o interpelou sobre a Tauromaquia, o Governo deverá avançar depois de 15 de Junho com a aprovação das novas medidas que vão permitir a reabertura das praças de toiros e outros recintos tauromáquicos a partir do dia 1 de Julho.

Foto D.R.