Inaugurada há 116 anos, a emblemática praça de toiros de Estremoz será palco a 11 de Julho da primeira grande corrida de reabertura mundial da Cultura Tauromáquica
A centenária praça de toiros de Estremoz foi inaugurada em 1904 e por ela passaram, até aos dias de hoje, várias figuras do toureio nacional e internacional.
Devido ao mau estado de conservação em que a praça se encontrava em 2011, o Município estabeleceu um protocolo com o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, entidade proprietária do imóvel, com vista à sua recuperação e adaptação a espaço multifunções.
A 30 de Agosto de 2013, depois de efectuadas as obras de reconversão do espaço, a praça de toiros foi reaberta ao público, com a realização de uma corrida de toiros promovida pelo empresario António Manuel Barata Gomes na qual participaram os cavaleiros António Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vitor Ribeiro, João Moura Caetano, João Telles e João Maria Branco, os grupos de forcados de Montemor e Monforte, tendo sido lidados sete touros da ganadaria Pinto Barreiros.
A obra de reconversão da praça de toiros de Estremoz veio permitir a realização de diversas actividades culturais e desportivas, para além dos espectáculos tauromáquicos, tendo a obra consistido ainda na recuperação das muralhas e dos espaços envolventes, desde as Portas de Santa Catarina até à praça.
A praça de toiros de Estremoz é classificada administrativamente como de 2.ª categoria e foi construída ao estilo clássico, tendo uma lotação de 2.660 lugares.
O empreendedor empresário Luis Miguel Pombeiro, da empresa Ovação e Palmas, é o actual gestor da praça de Estremoz, onde no próximo dia 11 de Julho (cartaz ao lado) vai ter lugar a primeira grande corrida de reabertura mundial da Cultura Tauromáquica.
Fotos D.R.