segunda-feira, 27 de julho de 2020

5ª feira: Campo Pequeno será a primeira Catedral do mundo da tauromaquia a reabrir no ano da pandemia

Luis Miguel Pombeiro: o empresário que fica na História
Luis Rouxinol: primeiríssima figura do toureio a cavalo
Marcos Bastinhas: o grande triunfador do ano passado em Lisboa
Duarte Pinto: triunfador absoluto de 2018 em Lisboa
Amadores de Santarém: o grupo de forcados mais antigo do mundo
Amadores de Lisboa, grupo triunfador de 2019 no Campo Pequeno
Lidam-se seis toiros de António Raul Brito Paes


Com todas as grandes praças do mundo taurino fechadas, a Monumental do Campo Pequeno será na próxima quinta-feira a primeira Catedral do Toureio a reabrir e a realizar temporada neste ano atípico e diferente da pandemia

Quando daqui a uns anos se escrever a História deste ano da pandemia, o empresário Luis Miguel Pombeiro terá certamente um lugar de destaque por ter sido o primeiro a reabrir a actividade tauromáquica a nível mundial (11 de Julho em Estremoz) e também por ter sido o único a abrir as portas e a anunciar temporada numa das grandes Catedrais mundiais do toureio, a do Campo Pequeno.
Num ano em que os principais palcos da tauromaquia mundial estão de portas fechadas e alguns mesmo anunciaram já que as não abrirão nesta temporada - Madrid, Sevilha, México, Nimes, Arles, entre outras das principais praças - o Campo Pequeno será na próxima quinta-feira a primeira grande Catedral do Toureio a nível mundial a retomar a sua actividade e a anunciar temporada.
O acto de coragem - porque o é mesmo! - deve-se ao empreendedor empresário Luis Miguel Pombeiro, que já no início deste mês foi o único a chegar-se à frente e a promover, em Estremoz, aquela que fica na História deste ano diferente como a primeira corrida de toiros a nível mundial depois do desconfinamento.
A corrida de abertura da temporada lisboeta, na próxima quinta-feira, dia 30 (21h45), reúne em cartel alguns dos triunfadores da época passada na capital: o cavaleiro Marcos Bastinhas (único toureiro que em 2019 saíu em ombros do Campo Pequeno), o grupo de forcados Amadores de Lisboa (que também abriu simbolicamente a porta grande na noite gloriosa de comemoração dos seus 75 anos) e a ganadaria de António Raul Brito Paes (eleita também como triunfadora da última temporada lisboeta).
Actuam ainda os cavaleiros Luis Rouxinol (primeiríssima figura que dispensa apresentações) e Duarte Pinto (que foi em Lisboa o grande triunfador de 2018) e o grupo de forcados Amadores de Santarém (o mais antigo do mundo).
A lotação da praça vai estar limitada a 50% (cerca de 3.090 lugares disponíveis, apenas) e a corrida vai decorrer sem intervalo, com uso obrigatório de máscara e com todas as medidas de prevenção e segurança impostas pela Direcção- Geral de Saúde.
A venda e reserva de bilhetes está a registar uma enorme procura por parte dos aficionados e é por isso previsível que a praça "esgote" dentro das restrições e limitações que existem.

Fotos M. Alvarenga, Frederico Henriques, Maria Mil-Homens e D.R.