quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Joaquim Grave apresenta-nos os seus toiros para sábado em Santarém

O ganadero Joaquim Grave apresenta-nos os toiros da sua ganadaria seleccionados para a grande corrida do próximo sábado, dia 26, na Monumental de Santarém

Santarém, 26 de Setembro, volta a ganadaria Murteira Grave à capital do Ribatejo onde já lidou 134 toiros. Depois de 5 anos, a última corrida foi a da celebração do centenário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém em 2015, onde Murteira Grave obteve um assinalável triunfo. Regressa num ano atípico e com um interessante desafio ganadero com Veiga Teixeira, uma das grandes e bravas ganadarias portuguesas. Apaixonante “duelo” com o meu caríssimo amigo António Francisco da Veiga Teixeira, ao qual desejo muita sorte. Presumo que os aficionados apreciarão, pelo menos, a apresentação dos seis toiros. O resto, ninguém sabe...


Quanto ao cartel de cavaleiros, só posso dizer que está rematadíssimo! Cada um no seu corte, são capazes de pôr a "Celestino Graça" ao rubro. Parabéns à empresa, que espero consiga um êxito semelhante aos do ano passado. Dos forcados está tudo dito, quando rivalizam os dois nomes mais sonantes da forcadagem portuguesa.


Uma breve reseña dos toiros Murteira Grave:


39, Inquieto – negro burraco aberto de cara. Aleonado. Toiro da era 16, mas já com os 5 anos feitos em 6/8/2020. Está gordo e forte mas não é alto. É filho de uma das vacas favoritas do ganadero. Não é muito sociável no campo com os companheiros. Isola-se. Mãos curtas, peito forte, cara chatita. Toiro de praça de primeira categoria.


45, Urtiga – negro mulato bragado meano, de cara bastante aberta. Toiro corpulento, compacto. Alto e com mirada séria. Não é leader e não é conflituoso. Toiro da era 16, fará 5 anos a 13/11/2020. Não é o mais bonito dos quatro, mas pode ter raça de sobra!


64, Otoñada – negro bragado meano com muita cara, cornos tocados para cima mostrando a pala do pitón. Comprido e também um pouco alto, toiro de grande trapio e sério por todos os lados! Corpulento, mas movimenta-se bem. Quando estava num grupo mais numeroso não era leader, mas agora que são menos parece ter ganho as “eleições”. Toiro de praça de primeira categoria.


13, Ojalá – negro bragado meano axiblanco. Toiro precioso de lâmina, fino, cara bem posta e atitude arrogante. De todos, talvez seja o menos pesado, mas sem dúvida dos mais bonitos. Toiro de praça de primeira categoria.


Joaquim Grave


Fotos D.R. e Florindo Piteira