O novilheiro luso João Diogo Fera, há alguns anos radicado em Espanha, participou este fim-de-semana numa importante jornada de campo na ganadaria espanhola de Yerbabuena.
Esta famosa ganadaria de procedência Pedrajas e Jandilla, ambas levadas por separado, foi fundada pelo Maestro José Ortega Cano e sua saudosa mulher, a famosa cantora Rocio Jurado. É hoje propriedade de Rocio Torres Carcasi e dirigida pelo taurino espanhol José María Almodovar, que em tempos apoderou os cavaleiros portugueses Rui Fernandes e João Ribeiro Telles.
O novilheiro português (à esquerda, na foto de cima) destacou-se uma vez mais pelo excelente conceito do toureio que possui. João Diogo Fera encontra-se totalmente moralizado para a tão sonhada alternativa, que aguarda que a pandemia abrande para que chegue a tão ansiada data.
Foi uma faena marcada pelas suas já conhecidas formas de tourear, de andar na praça, tendo mesmo o novilho toureado por ele ter sido indultado para semental.
Participaram ainda nesta jornada os novilheiros espanhóis Francisco Montero e Miguel Zaens e foram lidados quatro novilhos-toiros que evidenciaram o excelente momento em que se encontra a ganadaria.
João Diogo Fera, que foi o último toureiro apoderado pelo saudoso Fernando Camacho, obteve no ano passado um triunfo memorável com um magnífico toiro da ganadaria de Paulo Caetano no festival que se realizou na Azambuja e onde deixou as portas abertas para a sua repetição nesta temporada em arenas nacionais, onde não actuava há alguns anos.
Fotos Victor Palmar García