Há 47 anos, neste mesmo dia 25 de Abril, acontecia a "revolução" que derrubou o Estado Novo e só por pouco não instaurou uma nova ditadura de sinal contrário em Portugal...
Na praça de toiros do Campo Pequeno, ao tempo gerida pelo Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, filho de Manuel dos Santos (que morrera um ano antes num trágico acidente de automóvel) e pelo Dr. Paulo Venâncio Rodrigues, antigo secretário do Prof. Salazar (ambos na foto de cima, com Miguel Alvarenga), assim como por Américo Pena e José Cardal, a que se juntavam ainda Alfredo Ovelha e José Agostinho dos Santos e o jornalista José Sampaio (assessor de imprensa), já se anunciava neste programa (em baixo) os toureiros que estavam contratados para essa temporada de 1974.
Eram os cavaleiros Manuel Conde, José Maldonado Cortes, Frederico Cunha, Álvaro Domecq, Mestre Batista, David Ribeiro Telles, Fernando Andrade Salgueiro, Luis Miguel da Veiga, Gustavo Zenkl e José João Zoio; e os matadores Mário Coelho, Amadeu dos Anjos, Armando Soares, Ricardo Chibanga, José Júlio e José Falcão, assim como os espanhóis "Niño de la Capea" e Francisco Román “Currillo".
O programa que a empresa editava todos os anos no início de temporada dava ainda conta das presenças de três dos principais grupos de forcados que nesse ano viriam a Lisboa, os de Santarém, comandados por José Manuel Souto Barreiros, os de Montemor, comandados por António José Zuzarte e os do Ribatejo, comandados por Rui Souto Barreiros.
Nesse dia 25 de Abril de 1974 o Campo Pequeno fora já palco de duas corridas de toiros, como ontem aqui recordámos, a de Domingo de Páscoa no dia 16 e uma segunda no dia 21, domingo anterior ao golpe militar de quinta-feira, em que actuara o então cavaleiro amador João Moura ao lado de Manuel Conde, Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga.
Fotos D.R. e Fernando Gonçalves