No seguimento do protesto que se realizou ontem em frente à praça de toiros do Campo Pequeno, e como hoje aqui referimos, a ministra da Cultura, Graça Fonseca afirmou, em entrevista ao "Diário de Notícias", que as praças de toiros irão abrir no próximo dia 3 de Maio, como foi ontem pedido pela PróToiro, a Federação Portuguesa de Tauromaquia.
Em comunicado emitido esta tarde, a PróToiro regista "positivamente esta declaração da ministra", lamentando "a discriminação do sector no desconfinamento de 19 de Abril", realçando, no entanto, que "sempre que o sector se une, não baixa a guarda e defende os seus direitos, os resultados acontecem com mais facilidade".
Além desta informação da ministra Graça Fonseca, o Ministério da Cultura informou a PróToiro de que já estão em análise as alterações propostas pelo sector à normativa da Direcção-Geral de Saúde para os espectáculos tauromáquicos, sendo objectivo do Ministério que estas alterações estejam prontas para a retoma a 3 de Maio.
Estas alterações pedidas pelo sector consistem basicamente no aumento da lotação de 50% em todas as praças de toiros, no arranque da actividade, aumentando a lotação assim que possível, com o decréscimo de infecções covid e aumento da vacinação; o cancelamento da realização obrigatória de testes aos forcados e a possibilidade de permanência dos artistas e profissionais na trincheira, durante as lides.
O processo de negociação destas alterações vai decorrer durante a próxima semana e a PróToiro, com as associações que a constituem, adianta que "tudo fará para que as propostas possam ser atendidas pela DGS".
Foto M. Alvarenga