domingo, 27 de junho de 2021

Máximo triunfador das Sanjoaninas: aparatosa queda e apoteótico triunfo de Luis Rouxinol Jr. ontem na Ilha Terceira

Luis Rouxinol Jr. viveu ontem na Ilha Terceira as duas faces
da moeda: aparatosa queda no primero toiro e triunfo
apoteótico no segundo, premiado com volta à arena com
o ganadeiro João Gaspar e o forcado Alexandre Vieira

Luis Rouxinol Jr. voltou ontem a alcançar um memorável triunfo na segunda e última corrida da Feira de São João, na Monumental de Angra do Heroísmo, sobretudo no segundo toiro do seu lote, da ganadaria de João Gaspar (como o primeiro), em que deixou o público em delírio com a sua arte e o seu desmedido valor numa lide "acima da média" premiada com calorosa ovação e volta à arena acompanhado do ganadeiro. Foi um êxito ainda mais sonante do que aquele que obtivera na quinta-feira quando ali ganhou o prémio que estava em disputa para a melhor lide.

No primeiro toiro, Rouxinol Jr. sofreu uma aparatosa queda quando o cavalo "Girassol" escorregou exactamente no mesmo sítio da arena onde na quinta-feira caira também o cavaleiro Tiago Pamplona. O toiro vinha por trás e tanto o cavaleiro como o cavalo ficaram à sua mercê, valendo a pronta intervenção dos bandarilheiros para evitar o pior.

O "Farpas" falou agora mesmo com Luis Rouxinol Jr. - que almoça neste momento na Ilha Terceira com seu pai e a sua equipa e esta tarde viajará para Lisboa - que nos informou nada ter sofrido, nem o cavalo:

"Graças a Deus foi só um grande susto... mas sou de ferro e nada sofri, nem o cavalo 'Girassol'. Escorregou no mesmo local em que na quinta-feira também caiu o Tiago Pamplona. Mas estamos bem e felizmente depois correu tudo muito bem, foi um triunfo ainda maior do que o de quinta-feira, em que ganhei o prémio da melhor lide".

No final da segunda actuação, Luis Rouxinol Jr. saiu da arena em apoteose depois de uma grande lide que terminou com um ferro de palmo e um enorme par de bandarilhas. Recorde-se que embora já tivesse actuado na Monumental de Angra do Heroísmo numa corrida das Festas da Praia da Vitória, estas duas presenças na quinta-feira e ontem constituíram a sua auspiciosa estreia nas Sanjoaninas, uma das mais importantes feiras taurinas do calendário nacional e onde seu pai, o veterano Luis Rouxinol, foi diversas vezes triunfador e desfruta de enorme carinho e popularidade.

A corrida de ontem, em que Rouxinol Jr. actuava como único cavaleiro ao lado dos matadores espanhóis Román e David de Miranda, foi algo acidentada. Para além da aparatosa queda do cavaleiro de Pegões, também o bandarilheiro local Jorge Silva sofreu violenta voltareta após cravar um par de bandarilhas ao sexto toiro da tarde e o matador David de Miranda foi igualmente colhido, felizmente nenhum deles com gravidade.

O público encheu ontem, como acontecera na quinta-feira, a lotação permitida da bonita e bem cuidada Monumental de Angra do Heroísmo e lidaram-se toiros das três ganadarias terceirenses: dois de João Gaspar para as lides a cavalo (cumpridor o primeiro, voluntarioso e fixo o segundo, quarto da ordem, merecendo chamada do ganadeiro na volta à arena com Rouxinol Jr.); a pé, foram lidados toiros de Rego Botelho (terceiro e quinto, manso o primeiro, com transmissão o segundo) e da Casa Agrícola José Albino Fernandes (segundo e sexto, com maior entrega o último).

Os dois toiros lidados a cavalo foram pegados pelos forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, por intermédio de Carlos Vieira e Alexandre Vieira, ambos à primeira tentativa e com o grupo muito bem a ajudar.

Os matadores espanhóis Román (volta à arena nos dois toiros) e David de Miranda (silêncio no primeiro do seu lote e volta à arena no segundo) deixaram bom ambiente (lamente-se apenas o facto de nenhum dos grandes matadores portugueses que temos na actualidade ter sido chamado a integrar estes cartéis...), mas o grande triunfador da tarde foi Luis Rouxinol Jr. (ovação no centro da arena e volta à arena no seu segundo toiro acompanhado pelo ganadeiro), que já o fora também na primeira corrida, o que faz dele, indiscutivelmente, o grande e destacado triunfador desta edição de 2021 da Feira de São João na Ilha Terceira - tendo já ficado contratado para a do próximo ano.

Fotos André Pimentel/cortesia Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Com memoráveis triunfos na quinta-feira e ontem, Luis
Rouxinol Jr. sagrou-se máximo triunfador da edição deste
ano da importante Feira de S. João na Ilha Terceira
O bandarilheiro terceirense Jorge Silva sofreu aparatosa
colhida à saída de um par de bandarilhas, felizmente sem
consequências de maior
Também o matador espanhol David de Miranda viveu ontem
momentos de susto, mas felizmente sem consequências

Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense executaram
duas grandes pegas à primeira aos toiros de João Gaspar,
por intermédio de Carlos Vieira e Alexandre Vieira

Matadores espanhóis Román e David de Miranda deixaram
ontem em Angra a graça do toureio a pé... mas foi pena que
nenhum matador nacional estivesse presente nos cartéis das
Sanjoaninas... num momento em que temos tantos e tão
bons e em que o nosso toureio a pé está de novo a renascer!