quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Samora Correia: exposição evoca carreira da cavaleira Maria Mil Homens

Está patente ao público no Palácio do Infantado em Samora Correia uma exposição sobre a vida e a carreira da cavaleira tauromáquica Maria Mil Homens - que morreu a 19 de Fevereiro de 2009 com 80 anos. Em Dezembro será inaugurada uma estátua que perpectuará a figura da toureira de Samora.

A exposição “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda” relata, de forma muito intuitiva, a história da cavaleira tauromáquica Maria d'Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nascida em Samora Correia em 3 de Dezembro de 1928. 

Desde tenra idade que a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô, João Francisco Mil Homens, nas actividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde este era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz.


Segundo o curador da exposição, Joaquim Salvador “se levarmos aquela Mulher, recuando na História, percebermos o que era a vida das Mulheres naquele tempo, ela era uma Mulher à frente do seu tempo. Todos nós, que habitamos neste Concelho de Benavente, devemos ter muito orgulho em figuras destas, tal como a Maria Mil Homens foi”.


Maria Mil Homens apresentou-se em público pela primeira vez aos 20 anos de idade, na praça de toiros de Algés. Surpreendeu e recebeu uma grande ovação. Desde logo angaria tal visibilidade que passa a ser convidada de honra em inúmeras festas tradicionais e tentas, enchendo as praças portuguesas por onde passava, toureando em quase todas elas, desde Vila Franca a Évora, de Beja a Espinho e, claro, no Campo Pequeno, a arena mais almejada. Todos queriam ver a cavaleira de Samora Correia.


O sucesso da elegante e talentosa toureira passa fronteiras. Em 1951 surge o convite de Angola para a participação de Maria Mil Homens em alguns espectáculos taurinos, e o que estava previsto durar umas semanas, acabou por se transformar em cinco meses, com actuações agendadas em Luanda, Lobito e Benguela. Os aficionados angolanos renderam-se à arte de Maria, com momentos de toureio a cavalo efectuados com inteligência, técnica e extremamente garbosos. Esta tournée foi um êxito, conquistou o público, que lhe dedicou sucessivas ovações.


A cavaleira de Samora Correia teve uma curta carreira nos anos 50 (entre 1948 e 1952), mas foi intensa e funcionou na sua vida como a concretização de um sonho.


Se, por um lado, teve uma carreira curta, por outro, é um orgulho a concidadã de Samora Correia ter tido a coragem de viver o seu sonho naquela época, com a arte que aprendeu e tão bem demonstrava.


A inauguração do monumento em honra da cavaleira Maria Mil Homens irá ter lugar no decorrer do mês de Dezembro, em Samora Correia.


Foto D.R.