domingo, 20 de março de 2022

Santarém e Aposento da Moita: tarde grande de pegas ontem na Monumental "Celestino Graça"

João Grave e Leonardo Mathias, os dois cabo, saudando-se
ao início da corrida

Miguel Alvarenga - Tarde verdadeiramente triunfal para os forcados de Santarém e do Aposento da Moita ontem na Monumental de Santarém, com seis emotivas pegas à primeira tentativa que deixaram bem evidente a excelente forma dos dois consagrados grupos.

Duros, exigentes, a impor respeito, mas sem grande "maldade" para a valente rapaziada das jaquetas de ramagens, os toiros de Veiga Teixeira investiram com nobreza para os forcados, foram pelo seu caminho, não derrotaram em demasia, antes primaram pela força e pela velocidade (verdadeiros "comboios"!), valendo para o sucesso das pegas o poderio e a técnica dos forcados de cara e a coesão e decisão com que os restantes elementos intervieram nas ajudas, ajudando a consumar todas as pegas ao primeiro intento. Foi mesmo uma tarde em grande!

Santarém apostou nas novas estrelas do grupo: Francisco Cabaço e o novo Joaquim Grave (filho do antigo cabo Carlos Grave, sobrinho do grande Joaquim Grave e do também valoroso João Grave e primo do actual cabo João Grave, um forcado de dinastia), dois jovens que vi estrearem-se há três anos no festival de Sobral de Monte Agraço e que, três temporadas depois, se começam a revelar como grandes na nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros; e ainda António Queiroz e Mello, outro jovem que está a dar cartas no grupo.

Pelo Aposento da Moita, pegaram o cabo Leonardo Mathias, um forcado consagrado e de méritos afirmados, um dos melhores do momento, mesmo; Martim Cosme Lopes, que ontem brindou a amigos do grupo "pela amizade e pelo carinho" com que há três anos o receberam no seio do Aposento da Moita, forcado de um enorme poderio; e Tiago Valério, um dos novos do grupo moitense que se vem afirmando como mais um grande valor.

Fique agora com as sequências das seis grandes pegas que marcaram a corrida de ontem na Monumental de Santarém - com toiros que não eram "para meninos" e que tiveram pela frente forcados grandiosos.

Fotos M. Alvarenga









Francisco Cabaço (Santarém) deu o mote para o que viria a 
ser uma grande tarde de apoteose para os forcados











O cabo Leonardo Mathias abriu a intervenção do seu grupo do
Aposento da Moita com uma grande pega do segundo Teixeira










A saga dos Graves continua! O novo Joaquim Grave fez um
pegão ao terceiro toiro da tarde










Segunda pega dos moitenses esteve a cargo do poderoso
Martim Lopes, um forcado de alma cheia! Volta triunfal à arena
com Moura Jr. e muitos meninos (futuros forcados, quem sabe?)








António Queiroz e Mello (Santarém) na grande e emotiva pega
ao quinto toiro de Veiga Teixeira









Fechou a tarde de apoteose dos forcados o valente Tiago
Valério do Aposento da Moita com uma rija pega ao mais
complicado dos toiros de Veiga Teixeira