Luis Rouxinol Jr. veio-se embora de Serpa e não toureia no festival desta tarde por considerar "uma falta de respeito que à chegada esta manhã para o habitual sorteio, três dos colegas de cartel já tinham as suas reses escolhidas para as respectivas lides", sendo que para os três restantes cavaleiros, Manuel Telles Bastos, Francisco F. Núncio e ele próprio "seria a sorte a ditar a ganadaria".
Os companheiros de cartéis a que Rouxinol Jr. se refere são, por exclusão de partes, os outros três intervenientes no festival de hoje à tarde, João Moura, Filipe Gonçalves e o praticante Joaquim Brito Paes - que já teriam elegido os seus toiros sem sorteio
"Não se chegando ao consenso de haver igual decisão de sorteio para os seis cavaleiros actuantes e por esta não ser de todo a forma de andar na Tauromaquia do cavaleiro Luis Rouxinol Jr.", consideraram o seu apoderado Rui Bento e ele mesmo não participar no festival desta tarde em Serpa.
Em comunicado dado à estampa nas redes sociais, Rouxinol Jr. e Rui Bento lamentam "o sucedido a todos os que contavam hoje assistir a uma actuação de Rouxinol Jr., mas acreditamos que para bem da Festa dos Toiros, estas decisões têm que ser tomadas, na expectativa que um dia exista Respeito e Profissionalismo entre os agentes de sector".
Face ao incidente, a organização dos festivais de hoje em Serpa (o empresário José Maria Charraz) decidiu substituir Luis Rouxinol Jr. no festival desta tarde por Sónia Matias, que já actuara no primeiro celebrado de manhã.
Houvesse mais Rouxinóis Júniores e mais apoderados como Rui Bento e a Festa não andava nesta bagunça!
Fotos D.R. e M. Alvarenga


