Miguel Alvarenga - Tarde a todos os títulos brilhante do grupo de forcados Amadores de Azambuja ontem na sua praça na celebração do 55º aniversário da sua fundação, com cinco grandes pegas à primeira tentativa, algumas a cargo, e com intervenções nas ajudas, de antigas glórias, e uma ao segundo intento, a primeira da tarde. Uma tarde de glória e de forcados à maneira antiga! Um hino à nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros. Parabéns ao GFA de Azambuja!
Telmo Carvalho foi o forcado que pegou o primeiro dos seis grandes toiros de João Ramalho, que tiveram excelente comportamento e nem complicaram em demasia nas pegas, indo com nobreza pelo seu caminho e sem praticamente derrotar, mas com poder e muita força. O forcado fechou-se bem, mas as ajudas não foram brilhantes na primeira intervenção, acabando Temo Carvalho por concretizar ao segundo intento. Brindou esta primeira pega a todos os antigos elementos que ontem ali estavam de novo fardados e depois ergueu o barrete aos céus e dedicou-a também aos forcados já falecidos.
Para a cara do segundo toiro foi um forcado à antiga, António Barramaque, com cite bonito, galhardia na forma de receber o toiro, templando a investida com saber e arte, fechando-se com decisão, até pareceu fácil. O grupo ajudou na perfeição, havendo a destacar intervenções de antigos forcados. O forcado dedicou a pega ao presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio.
A terceira pega esteve também a cargo de um veterano, o valoroso Luis Saramago, que concretizou com brilhantismo e valor ao primeiro intento, de novo com o grupo todo a ajudar muito bem e outra vez com as presenças de antigos elementos. Quem sabe, jamais esquece.
Ruben Santos dedicou a quarta pega, ao microfone, ao cavaleiro azambujense Paulo Jorge Ferreira, há muitos anos a residir na Califórnia e que esta temporada comemora 20 anos de alternativa. Esteve bem o forcado a receber, fechando-se com muito querer e com os companheiros uma vez mais a ajudar com coesão.
A quinta pega foi superiormente consumada por João Gonçalves, um dos grandes valores do grupo, que esteve toureiro a templar a investida e se fechou com estoicismo, bem ajudado por todos os companheiros e muito em especial pelo primeiro-ajuda, que esteve espectacular e depois deu também volta à arena.
João Branco fechou com chave de ouro a tarde de festa e de glória dos Amadores de Azambuja com mais uma grande pega à primeira tentativa.
Nota altíssima para o grupo chefiado por Nuno Matos e que teve ontem em praça as presenças de muitos dos forcados que aos longo de 55 anos honraram a jaqueta dos Amadores de Azambuja.
Depois de já aqui termos publicado a detalhada análise de Miguel Alvarenga, fique agora com as sequências das seis pegas e, já a seguir, não perca o emotivo momento da homenagem ao antigo cabo Francisco Vassalo, realizada ao intervalo da corrida. Mais logo, ao longo do dia, veja os melhores momentos das lides dos seis cavaleiros e todas as fotos dos Famosos que ontem encheram a praça de toiros de Azambuja.
Fotos M. Alvarenga
Telmo Carvalho na primeira pega da tarde, à segunda |
Até pareceu fácil a grande pega de António Barramaque ao segundo toiro da tarde. Um forcado à antiga! |
Luis Saramago, outra glória do GFA de Azambuja, na terceira grande pega da tarde. Deu volta com Duarte Pinto e o ganadeiro João Ramalho |
Excelente pega de João Gonçalves ao quinto toiro, com grande intervenção do primeiro-ajuda, que depois o acompanhou e ao cavaleiro Parreirita Cigano na triunfal volta à arena |
João Branco fechou com chave de ouro a tarde de glória do GFA de Azambuja na celebração dos seus 55 anos |