sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Fernando Hilário: histórico Forcado homenageado amanhã em Tomar

Quatro figuras ímpares da forcadagem: Fernando Hilário, José
Manuel Sousa Esteves "Xinha", Nuno Salvação Barreto e 
Manuel Faia

Não é uma homenagem qualquer, muito menos se vai render tributo a uma figura qualquer. Fernando Hilário, o Forcado que amanhã é homenageado na praça de toiros de Tomar, foi uma das maiores glória desta arte em que se destacou. Foi um dos nomes importantes da forcadagem dos anos 70 e 80

Fernando Hilário iniciou-se como forcado no antigo grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar, comandado ao tempo pelo histórico Manuel Faia, passou pelos Amadores de Lisboa e destacou-se sobretudo como elemento dos Amadores de Montemor, que ainda hoje elege como "o seu grupo", ao tempo chefiado por António José Zuzarte


No início da década de 80 fundou os Forcados Lusitanos, inicialmente com o espírito de criar uma "selecção" composta por elementos de vários grupos para pegar no estrangeiro (Venezuela e México), mas que depois se tornou num dos grandes grupos desse tempo.


Na corrida de amanhã à noite (22h00), segunda da temporada em Tomar, vão actuar os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e o praticante António Telles (filho) e as pegas estarão a cargo dos emblemáticos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, respectivamente capitaneados por João Grave e António Cortes Pena Monteiro.


Nesta corrida, promovida pela empresa Aplaudir, de outro grande forcado, João Pedro Bolota, lidam-se seis toiros da ganadaria Irmãos Moura Caetano.


Todos os ingredientes reunidos para uma grande noite de toiros - e, sobretudo, para a mais que merecida homenagem que todos devemos a um Forcadão como o foi o grande Fernando Hilário. Que ninguém falte!


Fotos D.R./Arquivo, Duarte Chaparreiro e Luis Azevedo/Estúdio Z



Anos 80: duas grandes pegas de Hilário em Lisboa e Santarém

Forcados Lusitanos em 1981 em Vila Franca 
Fernando Hilário com os Amadores Lusitanos em 1982 na
Monumental de Aguascalientes, no México, com Miguel 
Alvarenga, João Mascarenhas e o célebre matador de toiros
Gregório García, que revolucionou o toureio a pé em Portugal
na década de 40
Hilário, enquanto cabo dos Forcados Lusitanos (à direita), com
os cavaleiros João Moura, João Telles e Paulo Caetano na 
apresentação da XVIII Corrida TV
Com José Mestre Batista, cavaleiro 
com o qual Fernando Hilário mais vezes
actuou. Pegou 38 toiros lidados pelo
célebre cavaleiro
Volta à arena com José Barahona Núncio, vestindo
a jaqueta dos gloriosos Amadores de Montemor