domingo, 7 de agosto de 2022

Moura Caetano bordou o toureio na Terrugem


João Moura Caetano bordou o toureio ontem na Terrugem frente a dois toiros da ganadaria São Marcos, evidenciando uma vez mais o grande momento em que se encontra. Duas grandes actuações de alto nível com a arte, o temple e a emoção que lhe são característicos. Nas fotos de cima, um momento da triunfal actuação do cavaleiro de Monforte e outro de uma das voltas à arena com seu filho António Benito ao colo.

Na tradicional corrida das Festas de Santo António, uma organização das empresas Ovação e Palmas e Toiros com Arte, onde se lidaram toiros de São Marcos de apresentação irrepreensível, mas de comportamento distinto, actuaram também Manuel Telles Bastos (que iniciou a primeira lide com alguma irregularidade, mas depressa encarrilou, obtendo um excelente êxito também no seu segundo toiro) e Duarte Pinto (que pautou as sua duas actuações pela regularidade e o bom toureio que são seus apanágios).

A praça registou meia entrada forte e pegaram os forcados de Évora (José Maria Passanha à segunda tentativa; Duarte Abreu à quarta; e Tomaz Dias à primeira) e os Académicos de Elvas (com três pegas ao primeiro intento por Roberto Ameixa, João Bandeiras e Luis Carvalho).

O prémio para o melhor grupo em praça foi atribuído aos Académicos de Elvas, que já na quinta-feira anterior haviam ganho o Concurso de Pegas do Campo Pequeno.

A corrida foi muito bem dirigida por Marco Gomes, que esteve ontem assessorado pelo conceituado médico veterinário José Guerra. Ao início foi guardado um minuto de silêncio em memória de dois grandes e bons aficionados falecidos na última semana, no mesmo dia, em acidentes de viação: José Caldeira e Jaime Magarreiro.

Fotos J. P. Canhoto