Após a realização da Assembleia-Geral Extraordinária da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) que teve lugar hoje em Vila Franca de Xira com o objectivo de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, foi decidido manifestar publicamente por esta associação o seu voto de pesar pela prematura partida do Dr. João Borges:
O Exmo. Senhor Dr. João Borges leva consigo a eterna memória de ter sido o grande obreiro da restruturação da Monumental do Campo Pequeno.
Desde a primeira hora em que a família Borges assumiu avançar com a aquisição da adjudicação da praça de toiros do Campo Pequeno, que se tornaram associados da APET e fervorosos defensores da nossa associação. Estiveram sempre ao nosso lado e emprestando a “nossa Catedral”, sempre e sem quaisquer reticências, para qualquer situação que necessitássemos em defesa da tauromaquia.
Não podemos deixar de reconhecer, louvar e admirar, a forma genuína e empenhada como a tauromaquia foi defendida enquanto a família Borges esteve à frente dos destinos da Monumental do Campo Pequeno.
Mas mesmo após o litígio que levou à saída da família Borges da gestão deste espaço, foi inesgotável a forma como o Dr. João Borges lutou por preservar o garante da tauromaquia com a dignidade e com a expressão que a mesma merece.
Por todo este papel que a família Borges teve, papel esse personificado no Dr. João Borges, a APET não pode deixar de expressar o seu pesar pela perca prematura de tão importante Homem na defesa da tauromaquia e agradecer profunda e sentidamente, tudo aquilo que o Dr. João Borges fez pela nossa querida festa!
Queremos enviar também as nossas condolências a toda a família Borges.
Vila Franca de Xira, 18 de Abril de 2023
P`la Direção da APET
Paulo Pessoa de Carvalho
(Presidente da Direção)
Foto Emílio de Jesus/Arquivo