terça-feira, 18 de abril de 2023

Missa por alma do Dr. João Borges hoje às 19 horas na Igreja de São Pedro de Alcântara

Celebra-se hoje pelas 19h00 na Igreja de São Pedro de Alcântara, na Calçada da Tapada (Alcântara) em Lisboa, uma santa missa por alma do Dr. João Borges (à esquerda, na foto, com seu irmão Henrique), antigo gestor da praça de toiros do Campo Pequeno, que morreu ontem ao final da manhã no Hospital de São José, aos 69 anos, vítima de complicações surgidas pelo seu muito debilitado estado de saúde.

João Borges, grande obreiro da monumental remodelação da antiga primeira praça do país, juntamente com seu Pai, o saudoso Dr. Henrique Borges e com seu irmão, Dr. Henrique Borges, acabou por ser afastado da gestão do Campo Pequeno na sequência do controverso processo de insolvência, tendo lutado até ao fim da sua vida para que fosse feita justiça a um caso que, disse em Junho de 2019 numa entrevista ao semanário "Sol", deixou a sua Família "destroçada" - que recordamos nos recortes em baixo.

Advogado de profissão, oriundo de uma ilustre Família da Ilha da Madeira, o Dr. João Borges era um pintor de nomeada, actividade a que se dedicou nos últimos anos de vida, tendo inclusivamente feito algumas exposições.

Além do Campo Pequeno, a sua empresa geriu também outras praças de toiros, entre as quais as de Santarém e da Nazaré.

O Dr. João Borges estava há nove meses internado no Hospital de São José, em Lisboa, tetraplégico e lutando pela vida, depois de no Verão de 2022 ter sido, alegadamente, vítima de agressão por parte de um vizinho na sua casa da linha do Estoril - processo-crime que decorre os seus trâmites.

O corpo deverá ser autopsiado nos próximos dias e as cerimónias fúnebres não estão por isso ainda marcadas.

A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular a seus dois filhos e a seu irmão Henrique, voltamos a expressar as nossas mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo