segunda-feira, 3 de julho de 2023

Amadores de Vila Franca: as 4 pegas da corrida do Colete Encarnado

O emblemático Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira voltou ontem a ter uma passagem brilhante pela sua praça "Palha Blanco", pegando em solitário, como manda a tradição, na corrida mista das Festas do Colete Encarnado - três pegas à primeira tentativa e uma à terceira.

Lidaram-se a cavalo quatro toiros da ganadaria Alves Inácio, com escasso trapio e pouco tipo para as exigência de uma praça como esta. O público deixou-os passar sem grandes protestos. E a honra do convento foi salva pelo quinto toiro da ordem, memoravelmente lidado e toureado por João Ribeiro Telles, um animal de comportamento exemplar, que nunca abriu a boca e se arrancou com alegria de todos os terrenos, que bem merecia ter proporcionado ao ganadeiro honras de volta à arena. Os outros três foram "para esquecer"...

Vasco Pereira, o cabo dos Amadores de Vila Franca, forcado brilhante e poderoso, fez ao primeiro intento a primeira pega da tarde, que brindou ao Embaixador do México. Bonito a citar, muito bem a recuar, templando a investida e fechando-se com decisão, foi prontamente ajudado pelos companheiros e consumou uma pega notável - como é seu costume. Deu volta aplaudida com Manuel Telles Bastos, que ontem substituiu João Salgueiro.

Para a cara do (complicado) segundo toiro da corrida foi Lucas Gonçalves, que sofreu dois violentos derrotes nas primeiras tentativas, acabando por consumar rija pega ao terceiro intento, não premiada com volta à arena. O forcado brindou a pega aos Campinos.

O terceiro toiro de Alves Inácio, lidado em quarto lugar por Telles Bastos, era um toiro matreiro, imprevisto e reservado. Não se previa tarefa fácil para os forcados, mas a decisão, a experiência e o poderio de Guilherme Dotti virou o cenário ao contrário. Foi a grande pega da tarde, a reafirmar este valoroso forcado como um dos grandes do momento.

A quarta e útima pega, ao melhor toiro de Alves Inácio - e àquele que tinha melhor apresentação - foi outra pega de valor consumada por Rafael Plácido ao primeiro intento, muito bem a recuar, a fechar-se com decisão e a aguentar derrotes sem desarmar, muito bem ajudado pelos companheiros. Rafael brindou ao antigo cabo Ricardo Castelo.

Fique agora com as sequências das seis pegas - e daqui a pouco não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga a esta histórica corrida de lotação esgotada ontem realizada em Vila Franca.

Fotos M. Alvarenga












O cabo Vasco Pereira na primeira grande pega da tarde























Lucas Gonçalves na segunda pega, ao terceiro intento














Forcado de eleição: Guilherme Dotti na
pega da tarde!












Última pega, brilhante, consumada por Rafael Plácido