segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Mais uma razão para os aficionados não votarem nesta AD: Montenegro afasta Fernanda Velez, a deputada que defendia as touradas sem medo

A deputada social-democrata Fernanda Velez, uma das mais importantes vozes a favor da tauromaquia no hemiciclo de São Bento, anunciou na última sexta-feira nas redes sociais que não integrará nas próximas eleições legislativas a lista de candidatos da Aliança Democrática no círculo de Setúbal, depois de ter sido colocada em décimo lugar - não elegível - no documento aprovado pelo Conselho Nacional do PSD há uma semana.

Fernanda Velez não tinha hipóteses de ser reeleita para a Assembleia da República, porque as perspectivas da coligação no distrito não vão além da obtenção de quatro dos nove mandatos. Esse facto, levou também o secretário-geral da Juventude Social Democrata (JSD), João Pedro Louro, a também renunciar a integrar as listas, uma vez que fora colocado em quinto lugar, também não elegível, no círculo eleitoral.

A deputada aficionada dos toiros e das touradas assumiu nas redes sociais que não integrará a lista de candidatos à Assembleia da República nas eleições legislativas do próximo dia 10 de Março por "não concordar com as decisões da Comissão Política Nacional do PSD e da Comissão Política Distrital do PSD-Setúbal", acrescentando que se fecha um ciclo da sua vida "pautado por uma experiência muito enriquecedora" e do qual sai "com o sentido de dever cumprido".

Fernanda Velez, que fora colocada em lugar elegível nas legislativas de 2019 e de 2022, deixou ainda um agradecimento ao anterior líder do partido, Rui Rio, e a Fernando Negrão, que foi o cabeça de lista pelo distrito, mas irá agora sair do Parlamento.

Luis Montenegro decidiu afastar 55 deputados que em 2019 tinham sido indicados por Rui Rio, entre os quais Fernanda Velez.

"Para esta liderança do PSD, a defesa da nossa Cultura e das nossas tradições parece não ser uma prioridade, abrindo o caminho ao Chega" - disse Fernanda Velez ao "Farpas", acrescentando: "Tenho sentido a solidariedade de muitos aficionados, como aconteceu ontem em Mourão, o que é muito gratificante".

A ainda deputada adianta que estará em funções até à tomada de posse dos novos deputados que serão eleitos a 10 de Março e garante que vai "continuar a marcar presença nos eventos tauromáquicos, como sempre fiz ao longo da minha vida". Ontem mesmo, assistiu em Mourão ao segundo festival da temporada, a convite do presidente da Câmara local, João Fortes.

Pela parte que nos toca, só temos que lhe agradecer a coragem e a frontalidade com que, enquanto deputada da Nação, defendeu a Tauromaquia. E esperar continuar a vê-la engrandecer e honrar esta arte com a sua sempre agradável presença.

Os aficionados têm assim, entre tantas outras, mais uma razão para no próximo dia 10 de Março não votarem nesta AD.

Fotos D.R.

Fernanda Velez numa corrida em Espanha no ano passado com
o matador João Silva "Juanito"
No ano passado na Moita com o novilheiro Tomás Bastos, a 
estrela do momento
Assistindo a uma corrida na praça do Campo Pequeno

Ontem, no festival em Mourão
Luis Montenegro afastou 55 deputados que anteriormente
tinham sido indicados pelo seu antecessor Rui Rio