sábado, 17 de fevereiro de 2024

México: José Alberto Ortega ainda em estado grave, mas já saíu dos Cuidados Intensivos

Oito dias depois da gravíssima cornada no pescoço que sofreu em Tlaxcala, o matador de toiros mexicano José Alberto Ortega abandonou por fim a Unidade de Cuidados Intensivos, onde esteve uma semana internado entre a vida e a morte, e foi já transferido para um quarto do Hospital de Puebla. A evolução é favorável, mas o médico adverte que o risco de vida ainda não passou.

"Foram momentos muito difíceis e incertos, mas muito esperançosos, pois a evolução que o meu filho tem registado é favorável, pelo que já o transferiram para um quarto e embora estejam ainda proibidas as visitas por razões óbvias, que já o tenham tirado dos Cuidados Intensivos já é um grande alívio. Ainda tem uma secreção no ouvido direito que tem que se controlar e até que não desapareça não poderá ser observado pelo otorrinolaringólogo. Vai ser longa a recuperação, já o sabemos, mas o mais importante é que o meu filho está a recuperar bem, graças a Deus e às orações de todos e à grande atenção dos médicos" - disse ao jornalista Guillermo Leal, do site "Mundotoro", Alberto Ortega Blancas, antigo matador de toiros, pai do jovem toureiro ferido em Tlaxcala.

Segundo um boletim clínico assinado pelo Dr. Fausto Álvarez, o neurocirurgião que na própria noite da cornada atendeu no Hospital de Puebla o jovem matador de toiros, "vai ser feito uma TAC com contratste do pescoço. Continua o protocolo de tratamento, incluindo antibióticos profiláticos, em forma multidisciplinária por neurocirurgia, medicina crítica, maxilofacial e otorrinolaringologia. As lesão classificam-se como as que põem em risco a sua vida e a função, é provável que seja submetido a cirurgias complementares de acordo com a sua evolução. Desta maneira e devido à gravidade do acidente  qualquer avanço no seu estado de saúde será confirmado pelo próprio corpo médico".

Foto cultoro.es