segunda-feira, 15 de abril de 2024

Fernando Blanco: morreu histórico forcado mexicano

Com 51 anos, vítima de doença prolongada, morreu no final da última semana o histórico forcado mexicano Fernando Blanco Fortes (1963-2024), fundador, com Pedro Louceiro (filho) dos Forcados Amadores do México, de que foi cabo.

O Grupo recordou-o nas redes sociais como "um forcado com uma vontade inquebrável, um homem apaixonado pela festa brava, com um valor sobrenatural, uma técnica por demais perfeita, mas acima de tudo um grande amigo".

"Obrigado por tudo o que aportaste a este grupo e aos forcados no México, sem dúvida alguma marcaste a história numa época de ouro para o grupo. Que Deus te tenha na sua santa glória, amor ter saudades tuas, maestro!" - acrescenta o GFA do México.

Fernando Blanco pegou na praça do Campo Pequeno no ano de 1985 integrando, a convite do seu cabo fundador José Manuel Pires da Costa, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita.

Segundo recordam agora os sites taurinos mexicanos, Fernando Blanco terá dormido uma noite à porta da praça de toiros do Campo Pequeno para pedir uma oportunidade de pegar na catedral mundial do toureio a cavalo e acabou por tê-la, concedido por Pires da Costa

O forcado mexicano não defraudou ninguém e marcou a noite com uma grande pega a um toiro da desaparecida ganadaria Pinto Barreiros.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.