segunda-feira, 1 de abril de 2024

Manuel Dias Gomes em Madrid: dignidade... sem orelhas

Palmas no primeiro toiro e silêncio no quinto, um sobrero de Carmen Valiente que não lhe deu opções, foi o resultado obtido ontem pelo nosso matador Manuel Dias Gomes na tarde da confirmação da alternativa na Monumental de Las Ventas em Madrid - um resultado que ficou longe do que se esperava e do que todos queríamos, a começar pelo Manuel.

Fica a classe, a arte e o temple do seu toureio, fica o querer e a vontade com que esteve em praça frente aos dois sérios toiros do seu lote, fica a atitude digníssima com que pisou a arena de Las Ventas, demonstrando maturidade, serenidade e ofício. Mas faltou o principal: faltaram as orelhas para emoldurar a tarde de triunfo sonhada - e que não aconteceu.

Manuel Dias Gomes escutou palmas no final da primeira actuação, a da confirmação da alternativa (que recebeu há nove anos em França), frente a um toiro de Pedraza de Yeltes com 630 quilos que cedo veio abaixo; e foi depois silenciado no segundo do seu lote, o quinto da ordem, que acabou por ser um toiro sobrero de Carmen Valiente que não lhe deu opções.

O toiro de Pedraza de Yeltes embateu fortemente contra um burladero, ainda deixou ver que tinha alguma bravura na forma como investiu para o cavalo do picador, mas depois acabou por evidenciar demasiada "brandura" e foi devolvido aos currais.

O sobrero de Carmen Valiente, de cinco anos, foi um toiro perigoso pelo píton esquerdo, refere o site "Mundotoro", que não deu quaisquer opções ao toureiro lusitano.

"Foi todo ele uma reserva e uma ameaça", escreve Marco António Hierro no site "Cultoro", salientando que "foi complicado até na mirada" (no olhar). O toureiro português "matou-o com brevidade, que era o que se impunha, e escutou silêncio", acrescenta o cronista.

Os restantes toiros de Pedraza de Yeltes deram bom jogo e estavam bem apresentados, destacando-se o segundo e o sexto, aplaudidos no arraste.

Román, padrinho da confirmação da alternativa de Manuel Dias Gomes, cortou a única orelha da tarde ao primeiro toiro do seu lote e foi silenciado no outro; e Francisco de Manuel foi silenciado nos dois.

Segundo os dados divulgados pela empresa Plaza 1, assistiram ontem à corrida de Domingo de Páscoa em Las Ventas, que foi a segunda da temporada madrilena, 7.998 espectadores - entre os quais alguns portugueses que ali foram apoiar o matador lusitano.

Fotos Plaza 1















Digníssima presença de Manuel Dias Gomes em Madrid na tarde
de confirmação da alternativa... mas só isso
Román cortou a única orelha da tarde
Francisco de Manuel: silêncio nos dois toiros