sábado, 6 de abril de 2024

Montijo: desvendadas todas as luzes de uma grande temporada

Os empresários Samuel Silva e Jorge Dias, o vereador José
Manuel Santos e o provedor Ilídio Massacote

Para já serão quatro corridas, com duas nas Festas de São Pedro, uma mini-feira (28 e 30 de Junho), aquelas que a nova empresa Toiros com Arte promoverá esta temporada a marcar a sua estreia na gestão da importante Monumental do Montijo, podendo ainda realizar-se uma quinta corrida no mês de Setembro, "ainda não certa", como nos referiu o empresário Samuel Silva esta manhã, durante a apresentação oficial do projecto, das quatro datas, dos 16 cavaleiros, dos 4 grupos de forcados e das 7 ganadarias contratadas.

Presentes alguns dos cavaleiros já contratados - António Ribeiro Telles, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Duarte Pinto, João Moura Caetano, Luis Rouxinol Jr. e Joaquim Brito Paes -, também alguns (poucos) ganadeiros e os três cabos dos grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Amadores do Aposento das Moita, respectivamente Luis Carrilho, José Pedro Suiças e Leonardo Mathias, bem como António Cecílio e Vasco Carolino em representação do cabo dos Amadores de Montemor.

Casa cheia, com muitos convidados e conhecidos aficionados montijenses, assim como vários apoderados de toureiros que ali actuarão esta temporada: Luis Miguel Pombeiro (de Duarte Pinto e Moura Caetano), Luis Pires dos Santos (de Marcos Bastinhas), Pedro Espinheira (de Filipe Gonçalves), Francisco Mendonça Mira (de João Moura Jr.), Leandro Flores (de Gilberto Filipe), Rafael Vilhais (de Francisco Palha), João Vasco Lucas (de Joaquim B. Paes), bem como a empresária espanhola Estefânía Muñoz, da empresa TauroSevilla, que apodera João Moura Caetano em Espanha e vai realizar nesta temporada um aliciante projecto de colaboração com a empresa Toiros com Arte, que passa pelo intercâmbio de toureiros entre os dois países e também com a contratação de grupos de forcados para pegarem no país vizinho (um tema que aqui trataremos amanhã mais em pormenor).

A apresentação do projecto da nova empresa adjudicatária da Monumental do Montijo decorreu durante a manhã de hoje, como já sucedera nos dois últimos anos com a anterior empresa Tertúlia Óbvia (de José Luis Zambujeira e João Anão Madureira), nos corredores da própria praça de toiros - com casa cheia. 

Na mesa e para além dos novos empresários Samuel Silva e Jorge Dias, coadjuvados, no comando das operações, pela sua eficiente colaboradora Margarida Calqueiro, sentaram-se o vereador da Cultura do Município do Montijo, José Manuel Santos, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Ilídio Massacote, duas irónicas figuras locais que muito têm apoiado a Tauromaquia, nunca lhe virando a cara, bem pelo contrário. Duas presenças que, como sempre, muito honraram a tauromaquia montijense.

Para além das quatro datas de corridas hoje anunciadas - 18 de Maio, 28 e 30 de Junho e 27 de Julho -, a empresa anunciou ainda um espectáculo de tauromaquia popular, a Capeia Arraiana, no dia 1 de Junho.

Embora a generalidade dos quatro cartéis já sejam "mais ou menos" conhecidos da opinião pública - e aqui, justiça seja feita, há que reconhecer que foram desvendados pelo site "Touro e Ouro"... e não pela empresa -, a Toiros com Arte anunciou hoje apenas o elenco da primeira corrida: na tarde de sábado 18 de Maio (16h00), comemora-se o 65º aniversário do valoroso Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, capitaneado por Luis Carrilho, que pegará em solitário seis toiros da dura ganadaria Fernandes de Castro.

Este primeiro cartel é de alto nível, formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura Júnior, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes (que toureia pela primeira vez nesta praça).

A empresa tinha anunciado que revelaria hoje uma mega-surpresa. E ela aqui está: fruto de uma parceria com a FortunaCar, a Toiros com Arte vai sortear um Fiat 500, o carro da moda, pelos espectadores que comprem bilhete para a corrida. O carro estava exposto à entrada da praça... alguém há-de sair dali com ele na tarde de 18 de Maio!

Os 16 cavaleiros anunciados pela empresa (nenhum matador ou novilheiro, o que afasta a possibilidade de uma corrida ser mista) foram, João Moura, Paulo Caetano (que reaparece e actua na corrida de pais e filhos nas festas de São Pedro, juntamente com os Hermosos de Mendoza e os Rouxinóis), António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza (despedida numa das corridas de S. Pedro), Gilberto Filipe (que celebra 20 anos de alternativa na outra corrida das festas de S. Pedro), Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Francisco Palha (que na corrida de 27 de Julho comemora os seus 15 anos de alternativa), Miguel Moura, Luis Rouxinol Júnior, Guillermo Hermoso de Mendoza e Joaquim Brito Paes.

Quanto aos grupos de forcados, Samuel Silva deixou bem claro que "uma praça como a Monumental do Montijo, que é das primeiras do país, tem que ter nas suas corridas os principais grupos de forcados e este ano não haverá corridas de três grupos. Não temos nada contra, mas só teremos esta temporada no Montijo corridas com dois grupos e duas com um só grupo cada, caso das corridas de comemoração dos aniversários dos dois grupos da terra, os da Tertúlia e os Amadores". Os grupos anunciados são os Amadores de Montemor, os Amadores da Tertúlia do Montijo, os Amadores do Montijo e os Amadores do Aposento da Moita.

Quanto a ganadarias, foram anunciadas estas sete (sendo que uma das corridas será um concurso): Dr. António Silva, Murteira Grave, Sommer D'Andrade, Fernandes de Castro, Cunhal Patrício, São Martinho e Irmãos Moura Caetano.

Há que destacar a elevação e a dignidade com que a nova empresa fez a apresentação deste seu projecto, sem subestimar ou criticar, antes pelo contrário, as empresas que anteriormente assumiram a gestão desta Monumental, salientando, como frisou Margarida Calqueiro, que "todas fizeram o seu melhor em prol da dignificação desta tão importante praça".

Para já, temos o cartel oficial da primeira corrida, uma prometida tarde de grandes emoções com um poderoso curro de toiros de Fernandes de Castro, um cartel de luxo com seis cavaleiros "para todos os gostos" e o arrojo e a valentia dos forcados da Tertúlia do Montijo a enfrentarem sózinhos "seis encomendas", além do grande aliciante de podermos ir à corrida e vir para casa ao volante de um Fiat 500!

Os outros três cartéis são, como atrás dissemos, praticamente conhecidos e todos eles têm o selo de garantia do prestígio e da seriedade da nova empresa Toiros com Arte. Pode ainda haver uma quinta corrida em Setembro, cuja realização, contudo, ainda não está confirmada..

E uma certeza temos todos: não podem estar todos os toureiros, desta vez não haverá toureio a pé, mas a Monumental do Montijo vai ter uma temporada histórica!

Amanhã, não perca, todas as fotos dos Famosos que esta manhã marcaram presença neste importante evento montijense.

Fotos M. Alvarenga