quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Nasceu na Tanzânia, chamam-lhe o "Novo Chibanga" e vai debutar em público na Feira da Moita


Nasceu na Tanzânia, tem 17 anos, chama-se Eduardo Roberto Simon Sallanya Bullugu, veio para Coruche com dois anos, apaixonou-se pelo mundo dos toiros, passou a frequentar a Escola de Toureio da Moita e no próximo dia 15 debuta em público na novilhada da Feira da Moita. Chamam-lhe o "Novo Chibanga". Vai dar que falar! - tomem nota.

Eduardo Bullugu nasceu em Dar es Salaam, onde não há touradas e onde não se fala de toiros. Com apenas dois anos de idade, veio viver para Coruche, uma terra aficionada, onde se apaixonou pelo mundo da tauromaquia.

Começou por se interessar pelo toureio a pé e deu os primeiros passes pelas mãos de António Sacramento, indo depois viver e trabalhar para a Moita com a decisão e o sonho de frequentar a Escola Taurina, mudando-se para lá há cerca de um ano.

O nome Chibanga veio da grande referência que o Maestro Ricardo Chibanga sempre foi para o Eduardo. Foi um grande fã do Maestro, por este ter sido um grande toureiro e também pelo facto de ambos terem vindo do mesmo continente, o africano.

Um dia, numa festa de campo, tinha os seus 11 anos, Eduardo deu uns lances de capote, "verónicas" que a todos encantaram e, a partir daí, começaram a chamá-lo "Chibanga".

Neste momento está na Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita com o matador Joaquim Ribeiro "Cuqui" e irá debutar em público (de curto) no dia 15 de Setembro na tradicional novilhada da Feira da Moita.


Fotos Manuel Queiroz e D.R.