Última Hora - Graça Ribeiro Telles Caldeira continua internada no Hospital de Santarém e segundo as informações que conseguimos obter junto de fontes próximas da Família, o seu estado é estável, sofreu diversas fracturas, mas não inspira cuidados, graças a Deus.
As quatro filhas, netas do antigo cavaleiro João Palha Ribeiro Telles (pelo lado materno) e do antigo forcado e mestre de equitação João Caldeira (pelo lado paterno), estão internadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde viera já ontem, transportada desde o local do acidente (ocorrido ao início da tarde na EN 119, junto ao Biscainho, Coruche) num helicóptero do INEM de Évora, uma das gémeas de 6 anos, a vítima do acidente que sofreu ferimentos mais graves.
As três irmãs (outra gémea, uma de sete anos e a mais velha de nove) foram transferidas do Hospital de Santarém para o de Santa Maria, onde agora estão as quatro.
Graça Ribeiro Telles Caldeira, filha de João Palha R. Telles e irmã do também cavaleiro tauromáquico João Ribeiro Telles, é casada com o antigo forcado João Vicente Caldeira, que pertenceu, tal como seu pai, ao Grupo de Amadores de Montemor, e tinha vindo deixar o marido ao Aeroporto de Lisboa para uma viagem profissional à Alemanha, sofrendo o acidente quando regressava a casa, em Coruche.
O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR está a investigar as causas do acidente, que ocorreu ontem pouco depois das três da tarde e que causou a morte ao pequeno Vicente R. Telles Caldeira, de apenas dois meses.
No desastre estiveram envolvidas mais duas viaturas, cujos condutores, de 62 e 51 anos, sofreram ferimentos ligeiros.
A estrada esteve cortada nos dois sentidos até quase ao final da tarde e nas operações de socorro participaram cerca de 40 operacionais, incluindo Bombeiros de Benavente, Coruche, Samora Correia e Salvaterra de Magos, assim com as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) dos hospitais de Vila Franca de Xira e Santarém, e a GNR. No total, foram mobilizadas 15 viaturas e um helicóptero do INEM.
Neste momento de dor e consternação, as manifestações de apoio e solidariedade multiplicam-se na região e também nas redes sociais com mensagens de condolências às Famílias Ribeiro Telles e Caldeira.
Em respeito pelo luto e pela tragédia que afectou as Famílias Ribeiro Telles e Caldeira, a Associação Sector 9, que gere a Monumental de Santarém, informou esta manhã que adiava para data a anunciar a sua Festa de Campo, agendada para o próximo sábado e na qual seriam divulgados os triunfadores da temporada nesta praça.
Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres do pequeno Vicente.
Às duas ilustres Famílias enlutadas expressamos uma vez mais as nossas mais sentidas condolências.
Foto D.R.