terça-feira, 12 de novembro de 2024

Morreu Magalhães Crespo, presidente emérito da Rádio Renascença

Fernando Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença, morreu ao início da madrugada desta terça-feira, aos 94 anos, numa unidade hospitalar em Lisboa, noticiou a agência Ecclesia. Promoveu durante vários anos, com o saudoso empresário Manuel Gonçalves e António Sala, as recordadas Corridas de Toiros da Rádio Renascença, que sempre esgotavam em Junho a lotação da Monumental de Santarém.

Ao longo de mais de três décadas, Magalhães Crespo liderou o Grupo Renascença Multimédia e era presidente emérito desde 2005. A Rádio Renascença refere nos seu site que Magalhães Crespo integrou o conselho de gerência daquela emissora em 1974, por convite do então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.


Em 2023, foi condecorado pelo Presidente da República, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (foto de cima).


O mandato de Magalhães Crespo ficou marcado pela expansão do Grupo Renascença, com a criação das estações RFM, em 1987, e Mega Hits, em 1998, e pelos primeiros passos na área do digital, acrescenta a agência Ecclesia.


Numa nota publicada na página do Patriarcado de Lisboa na internet, o Patriarca de Lisboa, Rui Valério, sublinha que Fernando Magalhães Crespo, "na condução dos destinos do Grupo Renascença, soube ser inovador e colocar sempre os interesses da comunicação na linha da frente do que se fazia em Portugal".


"A sua nomeação, em 2005, como Presidente Emérito do Grupo Renascença, pelo Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, foi uma manifestação pública da gratidão da Igreja de Lisboa por todo o seu empenho, esforço e envolvimento na defesa dos valores da liberdade da Igreja", acrescenta Rui Valério.


Em Fevereiro de 2012 publicou o livro "Os meus 31 anos na Rádio Renascença" (capa em baixo), memórias de uma vida ao serviço da Renascença, «causa da Igreja e causa de Portugal». São inúmeros os factos vividos pessoalmente, bem como os momentos e os testemunhos que este livro revela ou recorda, muitos também os acontecimentos e factos concretos que aqui ganham contornos até agora pouco claros ou distorcidos pelo tempo.


Fernando Magalhães Crespo foi sogro do cavaleiro Rui Salvador. Era pai de sua ex-Mulher Teresa Magalhães Crespo - a quem enviamos as mais sentidas condolências, bem como a seus filhos e restante Família enlutada.


Que em paz descanse.


Foto Rui Ochoa/Presidência da República Portuguesa/Facebook