domingo, 26 de outubro de 2025

Ovação e silêncio: novilhos "não ajudaram" Tomás Bastos na estreia peruana hoje em Acho

"Uma faena sem espada (sem matar bem) de Pedro Luis e a entrega de Tomás Bastos" foram, como titula o site espanhol "Mundotoro", os principais destaques da segunda novilhada da Feira Taurina de Acho, em Lima, no Peru, celebrada esta tarde e na qual fazia a estreia naquele país o promissor novilheiro vilafranquense, nova estrela do toureio de Portugal.

Os novilhos da ganadaria peruana Camponuevo, de jogo desigual, não proporcionaram aos três novilheiros os triunfos desejados e por que se bateram em praça - Tomás Bastos repartiu cartel com os jovens toureiros locais José António Guerra e Pedro Luis.

Tomás Bastos, refere o site "Mundotoro", fez a sua apresentação em Acho com "um novilho que lhe 'brindou' poucas opções para o triunfo". O valoroso toureiro português "foi cimentando um labor a fogo lento com muita entrega, até que logrou 'roubar-lhe' três 'tandas' de 'derechazos' importantes. Terminou com umas ajustadíssimas 'bernardinas'. 'Pinchou' antes de enterrar a espada. No sexto, de novo fez um esforço o novilheiro português frente a um animal sem entrega, mas ao qual firmou alguns detalhas de qualidade". Tomás Bastos foi ovacionado no primeiro novilho e silenciado no segundo.

José António Guerra foi silenciado nos dois novilhos do seu lote, ta,mbé,m de escassa qualidade; e Pedro Luis foi ovacionado nos dois.

Resumindo: ficou a raça e a entrega dos três jovens toureiros, em especial a do nosso Tomás Bastos, mas os novilhos não serviram para o êxito com que sonhavam.

Fotos Canales/Abonados de Acho/Facebook e Perú Toros



Havia grande ambiente, público na praça e houve
grande entrega dos três jovens toureiros... mas
faltaram novilhos com raça e qualidade






Momentos de arte e muita entrega de Tomás Bastos
O toureiro português e a sua apoderada
Cristina Sánchez
A Bandeira de Portugal esteve hoje hasteada
na praça de toiros de Acho, no Peru